Arquidiocese de Braga

Etiqueta Processo Sinodal

4 outubro 2022

Notícia

A. Sínodo sobre a Sinodalidade teve os seus cépticos, mas está a provar ser um bálsamo para “feridas duradouras”

Artigo do Pe. Thomas Reese, Sj, publicado no "National Catholic Reporter".

3 outubro 2022

Notícia

A. Bispos do Paraguai usam meios online para encorajar leigos e promover processo sinodal

Bispos católicos encorajam os leigos que desejam envolver-se activamente na vida e na missão das igrejas e comunidades locais.

3 outubro 2022

Notícia

A. Diplomata do Vaticano na África Austral afirma que a pobreza ameaça a sinodalidade

D. Peter B. Wells disse que o caminho conjunto ou a sinodalidade são evidentes quando as pessoas de Deus se escutam umas às outras e ouvem o que Deus está a dizer a todas elas.

MAXIME AMAT

21 setembro 2022

A. Como Roma está a preparar o seguimento do Sínodo sobre o futuro da Igreja

Mais de vinte teólogos estão reunidos nesta quarta-feira, 21 de Setembro, em Frascati, perto de Roma, onde devem elaborar a síntese da consulta sobre o futuro da Igreja Católica realizada em todo o mundo nos últimos meses. Um exercício delicado, enquanto

1 junho 2022

Notícia

A. Actualização do Sínodo: Católicos brasileiros criam uma “dinâmica fértil”

O “La Croix” continua a acompanhar o processo sinodal em três lugares diferentes do mundo. Hoje, uma actualização sobre um grupo de católicos no Brasil.

28 abril 2022

Notícia

A. Grande afluência às consultas sinodais de diocese africana

Organizador do processo sinodal na Arquidiocese Católica de Abidjan (Costa do Marfim) diz que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram nas consultas.

27 abril 2022

A. Igreja Católica no México tenta seguir o caminho sinodal

Conferência Episcopal Mexicana organiza o primeiro “encontro eclesial” do país, reunindo bispos, sacerdotes e leigos para “construir uma Igreja mais sinodal”.

10 março 2022

Notícia

A. O processo sinodal no Gabão: assegurar aos fiéis leigos que a sua voz conta

O coordenador da consulta sinodal na Arquidiocese de Libreville, no Gabão, África, o padre Jean Davy Ndangha Mbome, disse que inicialmente os fiéis da diocese não tinham certeza se as suas vozes realmente contariam para o processo.

23 fevereiro 2022

Notícia

A. Cardeal Grech aos universitários americanos: “Sede sábios, colocai as questões certas”!

Secretário Geral do Sínodo dos Bispos enviou vídeo-mensagem do por ocasião do encontro sinodal “Construir Pontes” entre o Papa Francisco e os universitários de todo o continente americano.

15 fevereiro 2022

A. A sinodalidade requer “atitudes espirituais” estranhas a muitos católicos

Entrevista com Jos Moons, um jesuíta holandês que lecciona na Universidade Católica de Louvain e está actualmente a preparar um livro sobre o projecto que o Papa Francisco lançou – a sinodalidade.