Arquidiocese de Braga

Synod.va

28 outubro 2022

Notícia

A. Pe. Paulo Terroso: “O espírito sinodal exige um grande despojamento”

O Documento para a Etapa Continental (DEC) do Sínodo foi publicado ontem, dia 27 de outubro de 2022. O Pe. Paulo Terroso, membro da Comissão de Comunicação do Sínodo e que integrou a equipa responsável pela redação do documento, falou com o DACS sobre vár

Vatican Media

18 outubro 2022

Notícia

A. Papa Francisco irá realizar diálogo sinodal com estudantes de nove países africanos

A reunião é um esforço para continuar o compromisso do Sínodo de ouvir diretamente as vozes em toda a Igreja Católica.

17 outubro 2022

Notícia

A. Jean-Claude Hollerich: "Sem o Concílio Vaticano II, a Igreja hoje seria uma pequena seita”

O “Vida Nueva” conversou com o arcebispo jesuíta de Luxemburgo, presidente da COMECE e Relator Geral do Sínodo.

13 outubro 2022

A. Porque está o Papa Francisco tão interessado em celebrar o Vaticano II

O primeiro Papa a ser ordenado sacerdote após o Vaticano II mostrou um apego particular ao Concílio, principalmente através da liturgia e da sinodalidade.

CWC

7 outubro 2022

Notícia

A. Novo relatório pede ao Sínodo que “ouça as vozes das mulheres”

Conselho das Mulheres Católicas (CWC), que inclui mais de 60 organizações de todo o mundo, reúne-se em Roma com responsáveis do Sínodo.

4 outubro 2022

Notícia

A. Sínodo sobre a Sinodalidade teve os seus cépticos, mas está a provar ser um bálsamo para “feridas duradouras”

Artigo do Pe. Thomas Reese, Sj, publicado no "National Catholic Reporter".

Notícia

A. Diplomata do Vaticano na África Austral afirma que a pobreza ameaça a sinodalidade

D. Peter B. Wells disse que o caminho conjunto ou a sinodalidade são evidentes quando as pessoas de Deus se escutam umas às outras e ouvem o que Deus está a dizer a todas elas.

Notícia

A. Bispos do Paraguai usam meios online para encorajar leigos e promover processo sinodal

Bispos católicos encorajam os leigos que desejam envolver-se activamente na vida e na missão das igrejas e comunidades locais.

Synod.va

Notícia

A. Frascati: “Testemunhas das maravilhas que Deus está a operar”

Contornos gerais do documento de síntese foram apresentados ao Papa Francisco num encontro privado realizado ontem à tarde, após a conclusão do encontro em Frascati de quase cinquenta pessoas escolhidas para preparar uma síntese com todas as contribuições

30 setembro 2022

Notícia

A. Conselheiros do Sínodo reúnem-se fora de Roma para considerar “tempo de mudança” na Igreja Católica

Antes da reunião de Frascati, cada participante recebeu os relatórios do sínodo de aproximadamente 10 a 15 países, foi incentivado a lê-los pelo menos três vezes, a oferecer uma análise país por país e, finalmente, uma síntese dos temas que surgiram.