13 janeiro 2017

Semana Santa de Braga 2017

dacs

Programação já está definida e conta com "programa cultural rico e diversificado".

Ontem, dia 12 de Janeiro, pelas 14h30, foi apresentado na Sé Catedral o programa oficial da Semana Santa de Braga 2017. As celebrações decorrem entre os dias 20 e 27 de Março.

A apresentação decorreu na sala do cabido da Sé Catedral de Braga e foi presidida pelo presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, o Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues.

Não podemos deixar de referir que a Quaresma e Semana Santa, sendo um acontecimento de origem religiosa, gera inúmeras sinergias na Cidade e na região que actualmente ultrapassa, e muito, esta circunscrição. É o reconhecimento do papel que a fé cristã tem na construção da nossa identidade cultural, muito para além de credos e crenças. É dentro deste quadro que nos situamos ao falarmos da Semana Santa em Braga como um acontecimento religioso, que tem implicações culturais e económicas nos diversos sectores da sociedade. Pelo que, no fundo, o que estamos aqui a procurar é a realização de um serviço de qualidade à população, que visa a promoção de uma maior e melhor vivência dos tempos que nos levam até à Páscoa. É assim que, uma vez mais, e para além da componente religiosa (quer nas celebrações litúrgicas, quer nas manifestações de cariz mais popular, como sejam as vias sacras, cortejos e procissões), a Comissão se empenhou em preparar um programa cultural rico e diversificado”, referiu o Cónego Luís Miguel.

A Comissão adiantou ainda que o processo de candidatura da Semana Santa 2017 a Património Imaterial de Portugal já está terminado. Depois de um período de 30 dias de avaliação da candidatura e 120 dias de consulta pública, será anunciada a integração na Lista do Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial.

Entretanto, uma equipa composta por diversos membros da Comissão continua a preparação da candidatura da Semana Santa de Braga a Património Imaterial da Humanidade junto da UNESCO. (...) É possível que ainda em 2017 se possa formalizar, mas é um processo que nunca demorará menos de 2 anos a completar-se”, concluiu o Presidente da Comissão.

O cartaz

O cartaz da Semana Santa de 2017 foi, à semelhança dos anos anteriores, elaborado pela Pi Creative Studio. Inspirado em Mateus 27, 50-51 (De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito. E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam), tem como objectivo mostrar a imagem de Cristo não morto, mas vivosegundo nota de imprensa da Comissão.

O véu do Templo de Jerusalém separava o «santo dos santos», o lugar mais sagrado do santuário dos judeus, onde somente o sumo sacerdote entrava e tinha acesso à presença de Deus. Entretanto, esta separação foi anulada com a morte de Jesus e a sua ressurreição dos mortos. O acesso à salvação já não era apenas de alguns poucos eleitos, mas todos podiam aceder à vida nova em Cristo. Pormenor e porventura até novidade também no cartaz são os tons mais claros, longe dos habituais tons roxo e preto. O branco simboliza a ressurreição de Cristo, cor aliás associada aos dias festivos da Igreja, como a Páscoa, afinal, fim último destas comemorações”, explica a mesma nota.

Celebrações e programas religiosos

1 Março: Quarta-feira de Cinzas

— 08h30, Sé Catedral
Abertura do Lausperene Quaresmal

— 21h30, Sé Catedral
Missa e Imposição das Cinzas
Início da Quaresma.

5, 12 e 19 Março: 1º, 2º e 3º Domingo da Quaresma

— 17h00, Igr. de Santa Cruz
Via Sacra em Santa Cruz seguida de Conferência Quaresmal e Eucaristia.

23 Março: Quinta-Feira

— 21h00, Sé Catedral
Celebração Penitencial com confissões individuais

26 Março: 4º Domingo da Quaresma

— 15h00, Partida da Igreja de Santa Cruz
Procissão de Penitência ao Bom Jesus do Monte

7 Abril: Sexta-feira

— 19h00, Basílica dos Congregados
Festa de Nossa Senhora das Dores

8 Abril, Sábado

— 21h30
Procissão em que se faz a trasladação da imagem do Senhor dos Passos, da Igreja de Santa Cruz para a Igreja do Seminário, percorrendo a Rua do Anjo, Largo de Santiago (onde serão cantados o Miserere e outros motetes), e Largo de S. Paulo.

— 22h00
Recolhida a procissão, segue-se a Via Sacra.

9 Abril

— Domingo de Ramos

— 11h00, Igreja do Seminário (Largo de S. Paulo)
Bênção e Procissão dos Ramos

— 11h30, Sé Catedral
Missa do Domingo de Ramos

— 17h00
Procissão dos Passos

— 21h00, Basílica dos Congregados
Leitura e comentário das 7 últimas palavras de Jesus. Quarteto de cordas interpreta excerto da oratória de Haydn.

12 Abril: Quarta-feira Santa

— 21h30
Cortejo bíblico «Vós sereis o meu povo»
(Procissão de Nossa Senhora da «burrinha»).

13 de abril: Quinta-feira Santa

Missa Crismal e Bênção dos Santos Óleos

— 16h00, Sé Catedral
Lava-Pés e Missa da Ceia do Senhor

— 22h00
Procissão do Senhor «Ecce Homo»

14 Abril: Sexta-feira Santa

— 10h00, Sé Catedral
Ofício de Laudes, com alocução do Presidente aludindo às Sete Palavras de Jesus na Cruz.

— 15h00, Sé Catedral

— Celebração da Morte do Senhor
Procissão Teofórica do Enterro

Procissão do Enterro do Senhor

15 de Abril: Sábado Santo

Ofício de Laudes, com alocução do Presidente

— 21h00, Sé Catedral
Vigília Pascal e Procissão da Ressurreição

16 Abril: Domingo de Páscoa

— 11h30, Sé Catedral
Missa Solene do Domingo de Páscoa

— Visita Pascal

Para mais informações, encontra-se disponível a página oficial da Semana Santa de Braga. Abaixo pode descarregar a brochura com toda a programação.

2016.03.21

dacs