Arquidiocese de Braga -

9 março 2017

Movimento dos Focolares dedica dia à família

Fotografia

A iniciativa acontece no âmbito do 9º aniversário da morte da fundadora do Movimento dos Focolares e dos 50 anos de fundação do Movimento Famílias Novas.

\n

No próximo Domingo, dia 12 de Março, assinalam-se o 9.º aniversário da morte da fundadora do Movimento dos Focolares e os 50 anos de fundação do Movimento Famílias Novas, com um dia dedicado a descobrir Chiara Lubich e a família. O evento terá lugar no Seminário de Vilar, no Porto, e no Colégio S. João de Brito, em Lisboa, entre as 10h e as 17h.

“Ser Família: capacidade de amar renova-se continuamente” é o mote do encontro, que se desdobrará em três temas: “Amar-se reciprocamente”, “Partilhar as dificuldades” e “Abrir-se à humanidade”. Em torno destes temas irão desenrolar-se fóruns, workshops, jogos em família, e serão ouvidos testemunhos e histórias que lançarão as pistas para a descoberta do pensamento de Chiara Lubich para a família.

O Movimento Famílias Novas consiste numa das expressões do Movimento dos Focolares, fundada em 1967 por Chiara Lubich.

De acordo com o Movimento dos Focolares, “Chiara via a família como uma «semente de comunhão para a humanidade do terceiro milénio», como exprimiu na sua mensagem ao Familyfest de 1993, desejando que «os valores a essa inerentes – a gratuidade, o espírito de serviço, a reciprocidade – possam transferir-se à inteira família humana»”.

Ao longo deste ano, vão realizar-se diversas iniciativas em todo o mundo, com o objectivo de “procurar colher o percurso de vida e o pensamento destes 50 anos e realçar o valor antropológico e universal das famílias na perspectiva da «família humana»”, tal como descrito no comunicado enviado pelo Movimento.