Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

DACS | 4 Abr 2017
Procissão das Endoenças
Cortejo será presidido por D. Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar de Braga.

A tradicional Procissão das Endoenças, em Barcelos, tem lugar no próximo dia 14 de Abril, Sexta-feira Santa, pelas 21h30. O cortejo será presidido por D. Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar de Braga.

"Integrava uma das obrigações confraternais do primitivo Compromisso da Misericórdia de Lisboa e depois extensivo às demais irmandades criadas no país. Todas as quintas-feiras da Semana Santa era organizada uma procissão com o intuito de visitar os templos mais chegados, uma manifestação de carácter religioso que reunia todos os irmãos desfilando piamente com as Bandeiras da Casa", pode ler-se na página oficial da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

Desde 2013 que a procissão começou a realizar-se na Sexta-Feira Santa.

Itinerário da Procissão

Igreja da Misericórdia, Igreja do Terço, Estátua do Bombeiro, desce Av. da Liberdade, junto às lojas, Largo da Porta Nova, Rua D. António Barroso, Rua de S. Francisco; Largo do Apoio; Rua Duques de Bragança, Igreja Matriz, Câmara; Rua Infante D. Henrique, Rua D. António Barroso, Templo Senhor Bom Jesus da Cruz ,Av. Sidónio Pais, Chafariz, Igreja da Misericórdia.

Departamento para a Comunicação Social