21 junho 2017

Coro de Câmara de Gotemburgo em Braga

Fotografia DR

DACS

O Coro de Câmara de Gotemburgo dá dois concertos em Braga e um em Guimarães. Três concertos reunidos sob o título: “Luz nórdica”.

Na semana do solstício de verão, acolhemos entre nós o coro de Câmara de Gotemburgo dirigido por Gunnar Eriksson. O coro realiza um conjunto de três concertos reunidos sob o título: “Luz nórdica”. O primeiro deles é hoje, às 21h15, na igreja da Oliveira, em Guimarães, e conta com a colaboração do grupo coral “Vilancico” do Conservatório de Guimarães. Amanhã, dia 22, às 21h15, é a vez da Capela da Imaculada Conceição do Seminário Menor de Braga ser inundada pela luz dos sons do norte da Europa. A digressão termina sexta-feira, dia 23, na igreja de São Francisco de Real, junto à Capela de São Frutuoso, num concerto às 19h00, que conjuga as sonoridades luminosas nórdicas com os sons vibrantes do órgão ibérico em plena noite de São João.

O Coro de Câmara de Gotemburgo possui um reportório que vai da música coral clássica e contemporânea à música jazz e folclórica. Tovadia, distingue-se por explorar os timbres musicais próprios da música folclórica nórdica e escandinávica.

Com este ciclo de concertos pretende-se promover um encontro de culturas tão diversas como são a nórdica e a ibérica, em lugares marcados por uma profunda espiritualidade cristã.