Caminhada Litúrgica
Advento e Natal

DACS com Fátima Missionária | 31 Mai 2019
Ciclone Idai: vítimas já têm casa
Dos 114 centros de abrigo abertos após a tragédia, apenas quatro continuam em funcionamento. Há 993 famílias que aguardam transferência para novas zonas.

De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), é já na próxima semana que deverá ficar concluído o realojamento das vítimas do ciclone Idai, em Sofala, Moçambique.

O ciclone Idai devastou Moçambique em Março, tendo provocado 603 mortos e afectado cerca de 1,5 milhões de pessoas. O ciclone Kenneth, que assolou o norte do país, causou a morte de 45 pessoas e afectou 250 mil.

Segundo a página Fátima Missionária, "dos 114 centros de abrigo abertos após a tragédia, apenas quatro continuam em funcionamento e acolhem as últimas 993 famílias que aguardam transferência para novas zonas".

Hoje realiza-se uma conferência de doadores para a reconstrução das zonas afectadas, enquanto o governo moçambicano vai pedir 2,8 mil milhões de euros para reparar os danos causados pelas duas catástrofes.

De acordo com Paulo Tomás, delegado do INGC em Sofala, as questões ainda por resolver prendem-se com o saneamento.

Ciclone IDAI  •  Moçambique  •  Vítimas  •  Alojamento
Departamento para a Comunicação Social