Beato Bartolomeu dos Mártires já é Santo

21 Ago 2019
Faleceu o Pe. Manuel Mendes Fernandes da Fonseca
A missa exequial será celebrada amanhã, quinta-feira, 22 de Agosto, às 17 horas, na paróquia de Real, em Braga, indo depois a sepultar em Travassós, Fafe.

Faleceu o Pe. Manuel Mendes Fernandes da Fonseca.

Nascido a 28 de Julho de 1933, em Travassós, Fafe, foi ordenado sacerdote a 10 de Julho de 1960.

Após a sua ordenação, e até ao ano de 1962, foi Capelão da Basílica de São Bento da Porta Aberta e Vigário Cooperador de Rio Caldo, Terras de Bouro.

De 1962 a 1965 esteve na Póvoa de Lanhoso, assumindo a paroquialidade de Amparo e Galegos.

Nesse ano é nomeado pároco de Rio Caldo, Terras de Bouro, onde permanece por doze anos.

Em 1977 assume a paroquialidade de Real, em Braga, até 1992. Nesse mesmo ano passa a ser Administrador Paroquial de Panoias, função que acumula com a paroquialidade, esta até 2004.

É nesse ano que é nomeado pároco da Cividade, da Sé Primaz e de S. João do Souto, também em Braga. Também de 2004 a 2005 foi Capelão das Servas de Jesus da Caridade.

Para além do serviço às paróquias, também leccionou diferentes disciplinas em várias instituições como o Colégio D. Diogo de Sousa, o Seminário de Nª Sª da Conceição, as Escolas Secundárias de Amares, Vila Verde, Sá de Miranda, Fafe e Maximinos, chegando também a dar aulas em Lisboa.

O Pe. Manuel foi ainda articulista do Jornal Diário do Minho, fundador do Jornal S. Bento da Porta Aberta e redactor e director do Jornal Realense.

A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!

Departamento para a Comunicação Social