DACS | 30 Out 2019
"As comunidades cristãs precisam das Pessoas com Deficiência"
Encontro em Santarém foi de partilha de experiências, reflexão, compromisso e festa inclusiva.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência afirma que as comunidades cristãs precisam das Pessoas com Deficiência.

A mensagem surge depois do encontro em Santarém, nos dias 25, 26 e 27 de Outubro, com o lema “As comunidades cristãs precisam das Pessoas com Deficiência”.

"A II jornada Nacional integrada no III Encontro interdiocesano qualificou a cultura de interacção das equipas diocesanas com a Equipa Nacional, proporcionou o aprofundamento das questões e dos desafios da inclusão eclesial e consensualizou as principais linhas de actuação da Pastoral Nacional a Pessoas com Deficiência, em diversificados domínios pastorais, sempre com a audição, consulta, informação e participação directa destas Pessoas", pode ler-se na mensagem.

O Serviço assinalou ainda a "catequese memorável do Bispo D. José Traquina, Responsável da Conferência Episcopal para a Pastoral Nacional a Pessoas com Deficiência, sobre a mensagem dos principais acontecimentos evangélicos da Anunciação à Ressurreição de Jesus, na convocatória «Preciso de Ti»", que terá inspirado "com especial impacto as dinâmicas de partilha de experiências, reflexão, compromisso e de festa inclusiva" dos participantes.

A necessidade de envolver mais dioceses na criação de dinâmicas pastorais de participação e de inclusão das Pessoas com Deficiência e suas Famílias, tendo em foco as boas práticas já existentes, foi outra das conclusões a surgir do encontro.

"Por força das riqueza e do impacto das mensagens das palestras, testemunhos e vivências litúrgicas inclusivas, todos os participantes sublinharam o elevado significado que este Encontro representou no reforço dos seus compromissos de Fé e de Esperança, bem como no imperativo da reflexão evangélica de suporte à acção pastoral inclusiva", afirmaram.

A Equipa Nacional responsável pelo evento disponibilizou-se, uma vez mais, para continuar a apoiar as equipas diocesanas "na necessária sintonia de valores de serviço evangélico", sublinhou o Padre António Martins, Assistente Nacional, na Eucaristia de encerramento.

Palavras-Chave:
Deficiência  •  Pastoral  •  Encontro  •  Santarém