Caminhada Litúrgica
Advento e Natal

29 Nov 2019
Faleceu o Monsenhor Adelino de Sousa Lopes
Sacerdote estava desde 1991 no Brasil. A missa exequial tem lugar em Sete Lagoas (Minas Gerais), no Brasil, às 17h locais. Missa do 7º dia decorre na Quinta, dia 5 de Dezembro, em Bagunte, Vila do Conde, às 9 horas.

Faleceu, ontem, aos 80 anos, o Monsenhor Adelino de Sousa Lopes.

Nascido a 31 de Agosto de 1939, em Bagunte, Vila do Conde, foi ordenado sacerdote a 14 de Julho de 1963 no Seminário de Braga.

Em Outubro desse ano foi nomeado prefeiro do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, onde esteve até Agosto de 1969. Nessa altura passou a ser director do Colégio de São Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, posição que ocupou até Outubro de 1970, quando partiu pela primeira vez para a Diocese de Sete Lagoas, na Província Eclesiástica de Belo Horizonte, no Brasil.

Voltou a Portugal em Setembro de 1986, sendo nomeado vigário paroquial nas paróquias de Avidos (São Martinho) e Lagoa (Divino Salvador). Em Agosto de 1991 deixa as paróquias do arciprestado de Vila Nova de Famalicão para regressar a Sete Lagoas.

Lá foi paróco da Sé Catedral de Santo António, assim como vigário geral da Diocese de Sete Lagoas.

A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!

Departamento para a Comunicação Social