DACS | 3 Dez 2019
Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reuniu em Fátima
Encontro debateu vários assuntos, entre os quais a Protecção a Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis.

No fim-de-semana passado, dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2019, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reuniu em Fátima.

No total estiveram representadas 19 das 20 Cáritas Diocesanas que constituem a rede nacional. Durante o encontro foi aprovado o Plano de Actividades e Calendário da Cáritas Portuguesa para 2020, assim como o Orçamento Provisional para 2020.

Os membros da rede nacional reflectiram sobre as estratégias de medição do impacto social da actividade das Cáritas diocesanas. Nesse sentido foi apresentado o projeto "Quantitas", já testado nas Dioceses de Santarém e Lisboa com o fim de fazer essa medição.

O Conselho da Cáritas Portuguesa debateu também Protecção a Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis e a actuação da instituição perante diferentes cenários de abuso. A Cáritas está a desenvolver um Sistema de Prevenção e Protecção que será apresentado no início do próximo ano.

Também no início de 2020 a Cáritas irá iniciar a implementação do software de Gestão da Acção Social de Proximidade (SGASP II), desenhado à medida da realidade da acção social no terreno e que irá permitir à rede nacional Cáritas registar e tratar a informação referente aos atendimentos que são feitos localmente.

O Conselho manifestou ainda solidariedade para com as vítimas do terramoto na Albânia e aprovou um apoio financeiro para ajuda à resposta de emergência de 25 mil euros.

O encontro terminou com a celebração de eucaristia. D. José Traquina, Presidente do Conselho, pediu aos presentes que não deixassem a opção preferencial pelos pobres reduzir-se “à responsabilidade de um grupo restrito”, mas que antes se alargue “comunitariamente como força libertadora e necessária para a construção da civilização do amor.”

Palavras-Chave:
Cáritas  •  Conselho Geral  •  2020  •  Estratégias  •  Solidariedade