15 março 2021

Igreja do Pópulo: alterações às Celebrações Eucarísticas

dacs

A igreja do Pópulo está neste momento a ser alvo de obras de restauro profundas, pelo que houve necessidade de proceder a algumas alterações nos horários das celebrações eucarísticas.

A eucaristia vespertina de sábado (16h00) e as dominicais (09h00, 10h30, 12h00 e 16h00) serão celebradas na igreja dos Terceiros, já a partir do próximo sábado, dia 21 de Março. A Eucaristia das 08h00, de segunda a sábado, não poderá ser celebrada enquanto não terminarem as obras de restauro.

Depois de uma primeira fase de restauro que renovou as coberturas e tratou as fachadas laterais, está a decorrer a segunda fase de obras que, para além de tratar toda a fachada principal do templo, trata também de todo o interior no que diz respeito a rede eléctrica, sistema de som, sistema de vigilância e de detecção de incêndio.

De acodo com o pároco da Sé e responsável pela igreja do Pópulo, o Cónego Manuel Joaquim, está em curso a revisão e restauro de todos os elementos azulejares, picagem dos rebocos dos tectos nas partes afectadas pelas infiltrações de água e pintura e limpeza de todas os elementos pétreos.

Também está previsto o tratamento das torres sineiras e da torre posterior, assim como a revisão de todo o pavimento que implica substituição de bastantes guias de granito. A grande intervenção no interior da igreja faz com que o espaço esteja obrigatoriamente encerrado ao culto até ao próximo mês de setembro.

"Este processo de restauro foi objecto de candidatura a fundos públicos que cobrem 85% do total do orçamento de um milhão de euros. A Comunidade está responsabilizada em arranjar os restantes 15%, um total de cento e vinte e cinco mil euros", explicou o responsável.