13 abril 2021

Disponíveis os subsídios para a Semana de Oração pelas Vocações

DACS com DAPV

Subsídios incluem o cartaz, a pagela, um hino, uma proposta para Lectio Divina, uma reflexão dos Mistérios do Rosário, as habituais Catequeses e um conjunto de sugestões culturais.

Já se encontram disponíveis os subsídios para a Semana de Oração pelas Vocações, que este ano se celebra entre os dias 18 e 25 de Abril, subordinada ao tema "São José: o sonho da vocação", de acordo com a Mensagem publicada recentemente pelo Papa Francisco.

A elaboração dos subsídios deste ano esteve a cargo do Departamento da Pastoral Vocacional do Patriarcado de Lisboa.

"Tendo em conta a situação actual, ainda muito condicionada pela pandemia que nos assola e o consequente plano de contingência que as nossas comunidades e grupos estão chamados a viver, estes materiais procuram promover momentos de oração e reflexão, uns de carácter mais espiritual e outros de teor mais lúdico e cultural, que podem e devem ser realizados na comunidade, dentro dos limites impostos, nomeadamente através da Catequese e dos Grupos de Jovens, mas também em família, berço de todas as vocações, além de explorados através dos diferentes meios digitais disponíveis, como é o caso das redes sociais", explicou o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional (DAPV).

Além da Mensagem do Papa e da Nota do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM), D. António Augusto Azevedo, os subsídios incluem o cartaz, assim como a pagela com a oração preparados para a Semana, para além de um hino, uma proposta para Lectio Divina, uma reflexão dos Mistérios do Rosário, assim como as habituais Catequeses e um conjunto de sugestões culturais com conteúdos relacionados com a dimensão vocacional, entre outros.

"Os subsídios têm como objectivo principal ajudar a promover uma pastoral testemunhal, do encontro, da Caridade, do chamamento e do acompanhamento, ao serviço da comunhão e de uma Igreja sinodal e samaritana, para que se possa implementar uma renovada e profícua cultura vocacional, transversal a todos os sectores de pastoral e a toda acção eclesial", conclui o DAPV.

É possível descarregar todo o material clicando aqui.

As pagelas também já estão disponíveis nos Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga.

Download de Ficheiros

Pagelas