11 junho 2021

D. Lazzaro You Heung-sik nomeado Prefeito da Congregação para o Clero

Fotografia Vatican News

DACS com Vatican News

Bispo de Daejeon, Coreia do Sul, irá suceder ao cardeal Beniamino Stella, que permanecerá no cargo até à tomada de posse do novo Prefeito.

D. Lazzaro You Heung-sik , Bispo de Daejeon, Coreia do Sul, foi nomeado como novo Prefeito da Congregação para o Clero. Irá suceder ao cardeal Beniamino Stella, que permanecerá no cargo até à tomada de posse do novo Prefeito.

O novo Prefeito encontrou-se com o Papa e recebeu-o na sua diocese durante a viagem de Francisco à Coreia, em Agosto de 2014.

Nascido em 1951 e ordenado sacerdote pela diocese de Daejeon, Lázaro You Heung-sik tornou-se seu coadjutor em 2003 e, dois anos depois, assumiu a plena responsabilidade da diocese.

D. Lázaro era também o chefe do Comité de Paz da Conferência Episcopal da Coreia e visitou a Coreia do Norte quatro vezes.

A nomeação de um bispo coreano para a Congregação para o Clero segue-se à do Cardeal Luis Antonio Tagle à frente da Propaganda Fide e é demonstrativa da atenção dada pelo Papa Francisco ao continente asiático.

Nos últimos dias, o Bispo de Mondovì, Egidio Miragoli, tinha anunciado numa carta ao clero da sua diocese que tinha sido incumbido pelo Pontífice de "visitar, em seu nome, a Congregação para o Clero", em vésperas do anúncio da mudança de direcção do Dicastério. A visita segue-se à do Arcebispo Claudio Maniago à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, após a aceitação da renúncia do cardeal guineense Robert Sarah.

A nomeação para o clero era há muito esperada: o actual prefeito, cardeal Beniamino Stella, está prestes a completar oitenta anos. Núncio apostólico e posteriormente presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica, Beniamino fora nomeado para o clero em Setembro de 2013, poucos meses após a eleição do novo Papa.