Arquidiocese de Braga -

2 novembro 2021

O Sínodo e a missão

Fotografia

Artigo de D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga.

\n

“Queríamos ver Jesus” (Jo 12, 21). Este pedido de um grupo de gregos aos discípulos, em Jerusalém, continua a chegar hoje aos nossos ouvidos para que não só falemos de Cristo, mas também de certa forma O façamos “ver”. “Não é porventura a missão da Igreja refletir a luz de Cristo em cada época da história e por conseguinte fazer resplandecer o seu rosto também diante das gerações do nosso tempo?” (NMI 16). Muito mais do que a “eficiência” é decisiva a “transparência”.

É preciso, portanto, promover e facilitar a experiência fundamental da alegria do encontro com Cristo, que nos atrai para o Pai e nos dá a graça do Espírito Santo, que nos santifica, anima e envia em missão. Na verdade, na missão que somos, “nenhuma motivação será suficiente se não arder nos corações o fogo do Espírito” (EG 261). A vocação universal à missão “todos discípulos missionários” brota da vocação universal à santidade. Pelo que “não é possível imaginar a própria missão na terra, sem a conceber como um caminho de santidade (GE 19), pois é o que de melhor temos a oferecer para a transformação do mundo.

Recordemos, mais uma vez, que não inventamos nós a Igreja, ela é de Jesus Cristo e recebe-se d’Ele. Só depois se pode tornar tarefa, projeto e missão! O que fazer, então, para que as comunidades cristãs possam fazer “ouvir”, “ver” e “tocar” Cristo vivo e ressuscitado? A força do Espírito Santo torna possível a presença viva de Jesus como companheiro, conterrâneo e contemporâneo, mas temos consciência de que é esta a razão de ser de tudo o que existe na Igreja?

Falar de evangelização ou missão para os homens e mulheres do nosso tempo é convidá-los a reencontrar o anúncio jubiloso do amor, da adoção como filhos amados de Deus e, consequentemente, da fraternidade. 

Numa costa com frequentes naufrágios, um pequeno grupo de homens, generosos e valentes, construiu um posto de salvamento. Tinham somente uma cabana e um barco salva-vidas! Eram poucos membros, mas dedicados sem nunca regatearem esforços, saindo sempre que era preciso, noite e dia.

Chegaram donativos, compraram mais barcos e o número de filiados cresceu. Melhoraram as condições e o posto de salvamento passou a ser um lugar de encontro, um clube. Passados alguns anos, contrataram empresas para salvar os náufragos e, algum tempo depois, estes foram proibidos de entrar, pois sujavam e podiam ser perigosos!

Aquele posto de salvamento esqueceu o que era! Uma minoria saiu dali e fundou pequenos postos de salvamento que continuavam a salvar vidas. E muitos destes, por sua vez, foram-se tornando num clube ou num museu.

Esta bela e interpelante parábola de Theodore Wedel descreve bem o perigo que correm todas as igrejas: o da irrelevância, quando se tornam autorreferenciais. Este perigo está sobretudo à espreita quando têm sucesso. A parábola ressalta, na linha do evangelho, o facto de que a única relevância que realmente importa é a que leva a responder às necessidades profundas das pessoas – relevância que toque as suas vidas e os lugares em que elas sofrem e esperam, protestam e rezam, têm fome de sentido e sede de relacionamentos profundos e nutrientes. Como são sábias as palavras do Papa Francisco: “Mais do que o ateísmo, o desafio que hoje se nos apresenta é responder adequadamente à sede de Deus de muitas pessoas, para que não tenham de ir apagá-la com propostas alienantes ou com um Jesus Cristo sem carne e sem compromisso com o outro. Se não encontram na Igreja uma espiritualidade que os cure, liberte, encha de vida e de paz, ao mesmo tempo que os chame à comunhão solidária e à fecundidade missionária, acabarão enganados por propostas que não humanizam nem dão glória a Deus” (EG 89).

Urge oferecer um lugar privilegiado aos pobres na comunidade e ao imperativo evangélico de cuidar a fragilidade. O mundo da pobreza (carência de bens essenciais e materiais) e das novas pobrezas (solidão, dependências, doença, luto, separação conjugal, ignorância religiosa, exclusão social, etc.) reclama a atenção de uma comunidade “pobre de meios, mas rica no amor”. Não basta falar de Deus, mas é preciso deixar Deus falar (DCE 31 c), pelo testemunho do amor gratuito, ou através da sublime “arte cristã de amar”, caraterizada pelo amor místico, realista, concreto, oblativo e belo. Nisto conhecerão que somos realmente discípulos fiéis, felizes, fiáveis e missionários!

Que o exemplo de Maria, Senhora da Prontidão (EG 288), nos ajude a sairmos do encontro com Cristo para nos pormos todos a caminho, e a toda a pressa, porque é hora de assumirmos esta graça maior: a de ser uma Igreja que existe para evangelizar (cf. EN 14).

 

+Nuno Almeida, bispo auxiliar