15 novembro 2021

Oito dezenas de leigos nomeados como MEC

Fotografia Dep. Liturgia

DACS com Dep. Liturgia

Um processo formativo de dois dias culminou com a nomeação dos novos MEC presidida por D. Nuno Almeida.

Quase oito dezenas de leigos de comunidades cristãs de toda a Arquidiocese de Braga foram no sábado, dia 13, nomeados como Ministros Extraordinários de Comunhão (MEC) para exercerem este ministério no próximo triénio.

A formação decorreu na sexta-feira, dia 12 de Novembro, através da plataforma Zoom, sob orientação do Pe. Rui Sousa. Já no dia 13, no Espaço Vita, a preparação para o ministério contou com a colaboração de vários formadores: Dr. Aparício Braga, Pe. Jorge Vilaça, Pe. Joaquim Félix, Pe. Manuel Joaquim Costa, Pe. Rúben Cruz e Pe. Marcelino Paulo Ferreira. Entre os temas abordados estiveram as vocações e os ministérios na Igreja, a celebração da fé, a relação com a Palavra de Deus, a vida espiritual, o acompanhamento e pastoral com doentes, além de uma abordagem ao ritual para este ministério.

Este processo formativo culminou com a nomeação dos novos MEC, durante a oração de vésperas, presidida por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, que os interpelou para serem servidores com gestos de caridade, através da proximidade entre a mesa da Eucaristia e a da casa das pessoas, sobretudo dos pobres.

Os novos MEC serão apresentados nas suas comunidades, através de um rito próprio preparado pelo Serviço de Ministérios Litúrgicos do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia, organismo responsável por esta formação.