Arquidiocese de Braga -

8 março 2022

CEP condena "veementemente a guerra na Ucrânia"

Fotografia

DACS com CEP

Conselho Permanente esteve ontem reunido em Fátima, antes do início do Retiro do Episcopado, orientado pelo Cardeal Ricardo Blásquez Pérez, Arcebispo de Valladolid.

\n

A reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu ontem em Fátima, antes do início do Retiro do Episcopado, orientado pelo Cardeal Ricardo Blásquez Pérez, Arcebispo de Valladolid.

Em comunicado, o Conselho condenou "veementemente a guerra na Ucrânia" e desejou o "rápido restabelecimento da paz nesta região, convidando todos os cristãos a continuar a rezar por esta intenção".

"Apela a que se dê todo o apoio às famílias ucranianas em Portugal no acolhimento dos seus familiares e pede às famílias cristãs para acolher e apoiar os refugiados provenientes da Ucrânia. O Conselho insiste ainda na união, solidariedade e partilha efectiva para com o povo ucraniano através das Cáritas e de outras instituições da Igreja, em articulação com organismos como a Plataforma de Apoio aos Refugiados", pode ler-se no comunicado.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) encontra-se a promover ao longo da Quaresma uma rede de oração de todas as conferências episcopais da Europa intitulada “A Igreja em oração pela paz na Ucrânia e pelas vítimas da Covid”, tendo ficado Portugal responsável pela oração do dia 29 de Março.

Assim, os Bispos portugueses apelam a todas as comunidades cristãs que tenham esta intenção nas suas orações durante a Quaresma, particularmente nesse dia. Como sinal concreto, sugeriram que na Oração dos Fiéis da celebração eucarística sejam incluídas as seguintes preces:

 

– Pelo povo ucraniano, perseguido na sua terra e disperso pelo mundo, para que o Senhor atenda as nossas preces e os esforços das pessoas de boa vontade e lhe conceda a paz e o regresso a suas casas, oremos.

–Pelas vítimas da Covid e dos tempos de pandemia, para que o Senhor atenda as nossas aflições e angústias, conceda o eterno descanso aos que morreram, conforto aos que choram, cura aos doentes, paz aos moribundos, força aos que trabalham na saúde, sabedoria aos nossos governantes e coragem para vencermos esta provação, oremos.

 

O Conselho expressou ainda alegria "com o bom andamento da JMJ Lisboa 2023", actualmente em fase de peregrinação dos Símbolos pelas Dioceses, relembrando a mensagem que o Santo Padre dirigiu aos jovens portugueses. 

Foi ainda aprovada a agenda da próxima Assembleia Plenária da CEP, que será realizada em Fátima, de 25 a 28 de Abril de 2022 e a alteração dos Estatutos da Obra Católica Portuguesa de Migrações.