8 março 2022

CEP condena "veementemente a guerra na Ucrânia"

DACS com CEP

Conselho Permanente esteve ontem reunido em Fátima, antes do início do Retiro do Episcopado, orientado pelo Cardeal Ricardo Blásquez Pérez, Arcebispo de Valladolid.

A reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa decorreu ontem em Fátima, antes do início do Retiro do Episcopado, orientado pelo Cardeal Ricardo Blásquez Pérez, Arcebispo de Valladolid.

Em comunicado, o Conselho condenou "veementemente a guerra na Ucrânia" e desejou o "rápido restabelecimento da paz nesta região, convidando todos os cristãos a continuar a rezar por esta intenção".

"Apela a que se dê todo o apoio às famílias ucranianas em Portugal no acolhimento dos seus familiares e pede às famílias cristãs para acolher e apoiar os refugiados provenientes da Ucrânia. O Conselho insiste ainda na união, solidariedade e partilha efectiva para com o povo ucraniano através das Cáritas e de outras instituições da Igreja, em articulação com organismos como a Plataforma de Apoio aos Refugiados", pode ler-se no comunicado.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) encontra-se a promover ao longo da Quaresma uma rede de oração de todas as conferências episcopais da Europa intitulada “A Igreja em oração pela paz na Ucrânia e pelas vítimas da Covid”, tendo ficado Portugal responsável pela oração do dia 29 de Março.

Assim, os Bispos portugueses apelam a todas as comunidades cristãs que tenham esta intenção nas suas orações durante a Quaresma, particularmente nesse dia. Como sinal concreto, sugeriram que na Oração dos Fiéis da celebração eucarística sejam incluídas as seguintes preces:

– Pelo povo ucraniano, perseguido na sua terra e disperso pelo mundo, para que o Senhor atenda as nossas preces e os esforços das pessoas de boa vontade e lhe conceda a paz e o regresso a suas casas, oremos.

–Pelas vítimas da Covid e dos tempos de pandemia, para que o Senhor atenda as nossas aflições e angústias, conceda o eterno descanso aos que morreram, conforto aos que choram, cura aos doentes, paz aos moribundos, força aos que trabalham na saúde, sabedoria aos nossos governantes e coragem para vencermos esta provação, oremos.

O Conselho expressou ainda alegria "com o bom andamento da JMJ Lisboa 2023", actualmente em fase de peregrinação dos Símbolos pelas Dioceses, relembrando a mensagem que o Santo Padre dirigiu aos jovens portugueses.

Foi ainda aprovada a agenda da próxima Assembleia Plenária da CEP, que será realizada em Fátima, de 25 a 28 de Abril de 2022 e a alteração dos Estatutos da Obra Católica Portuguesa de Migrações.