30 maio 2022

Papa anuncia consistório para criação de 21 cardeais

Fotografia Andrew Medichini/AP

DACS com Vatican News

A lista de nomes inclui 16 futuros cardeais eleitores no Colégio Cardinalício.

O Papa Francisco anunciou este domingo a realização de um consistório para a criação de 21 cardeais a 27 de Agosto de 2022. Este vai ser o oitavo consistório do pontificado de Francisco.

A lista de nomes inclui 16 futuros cardeais eleitores – com menos de 80 anos de idade –, entre eles o mais jovem membro do Colégio Cardinalício, o missionário italiano D. Giorgio Marengo, com 47 anos, que é prefeito apostólico de Ulaanbaatar, na Mongólia.

Entre os cardeais eleitos oriundos da Oceânia e Ásia estão também D. Virgílio do Carmo da Silva, arcebispo de Díli, em Timor-Leste, D. Filipe Neri Ferrão, arcebispo de Goa e Damão, e D. Anthony Poola, arcebispo de Hyderabad – ambos na Índia –, e D. William Chye, arcebispo de Singapura.

O continente africano conta com dois nomes: D. Richard Kuuia Baawobr M. Afr, bispo de Wa, no Gana, e D. Peter Okpaleke, bispo de Ekwulobia, na Nigéria.

O continente americano fica com mais cinco cardeais, desde os brasileiros D. Leonardo Steiner e D. Paulo Costa, arcebispos de Manaus e Brasília, respectivamente, a D. Adalberto Flores, arcebispo de Asunción, no Paraguai e D. Jorge Carvajal, arcebispo emérito de Cartagena, na Colômbia, passando ainda por D. Robert Walter McElroy, bispo de San Diego, nos Estados Unidos.

São quatro os eleitos ligados a dioceses europeias: D. Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, na França; D. Oscar Cantoni, bispo de Como, e D. Arrigo Miglio, arcebispo emérito de Cagliari, ambos na Itália; e D. Lucas Van Looy, S.D.B., arcebispo emérito de Gent, na Bélgica.

Outros nomes constantes da lista são próximos do Santo Padre: D. Arthur Roche, com 72 anos, é prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; D. Lazzaro You Heung sik, com 70 anos, é prefeito da Congregação para o Clero; D. Fernando Alzaga, L.C., de 77 anos, é presidente da Pontifícia Commissão para o Estado da Cidade do Vaticano; ; ; ; ; ; Gianfranco Ghirlanda, sj, com 79 anos, é professor de teologia e antigo reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana; e o monsenhor Fortunato Frezza, com 80 anos, é cónego da Basílica de São Pedro, em Roma.

Com este consistório, o Colégio de Cardeais passará a ter 107 membros europeus – dos quais apenas 53 serão eleitores. O número de cardeais africanos sobe para 27, com 17 eleitores. A América do Norte ganha um cardeal eleitor, passando a contar com 24, e a América do Sul passa a ter 21 cardeais, 15 dos quais são eleitores. Por sua vez, a Ásia passa a ser representada por 30 cardeais – 20 eleitores –, e a Oceânia por seis cardeais, sendo quatro eleitores.

O Colégio tinha até agora 208 membros, incluindo cinco portugueses D. Manuel Clemente, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. António Marto, o bispo emérito de Leiria-Fátima, e D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, foram todos criados pelo Papa Francisco e serão eleitores num eventual conclave. D. Manuel Monteiro de Castro, o penitenciário-mor emérito, e D. José Saraiva Martins, o prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, têm ambos mais de 80 anos e foram criados, respectivamente, pelos Papas Bento XVI e São João Paulo II.

A 29 e 30 de Agosto, após o consistório, vai ser realizada uma reunião com todos os cardeais para reflectir sobre a nova constituição para a Cúria Romana e os serviços centrais de governo da Igreja Católica.