3 junho 2022

Festas Antoninas de Famalicão regressam com missa campal

dacs

No final da eucaristia, o Arcebispo de Braga fará a tradicional bênção do Pão de Santo António.

A Festa de Santo António da paróquia de São Tiago de Antas, em Famalicão – conhecida como Festas Antoninas – estão de volta entre os dias 9 e 13 de Junho. No dia de Santo António voltam a ter lugar a procissão e a missa campal.

Às 10h30 do dia 13 sai, da Capela de Santo António, a “procissão de entrada” em direcção à praceta Cupertino de Miranda, onde decorre a missa solene campal, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro.

No final da eucaristia, o Arcebispo de Braga fará a tradicional bênção do Pão de Santo António, que posteriormente será distribuído, através dos serviços municipais, a toda a população, principalmente aos mais pobres.

Segundo o Conselho Económico e Paroquial de São Tiago de Antas, às 16h30 há recitação do terço na capela de Santo António, seguindo-se, pelas 17 horas, a procissão em honra de Santo António, que engloba vários quadros bíblicos e os andores de Nossa Senhora da Conceição, S. Tiago e Santo António, e que percorre as principais ruas da cidade. A bênção final será dada em frente da Capela de Santo António.