2 setembro 2022

Festas de N.S. da Ajuda juntam padroeiras dos quatro santuários de Barcelos

DACS com Pe. Paulo Sérgio

O Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, estará presente na novena de preparação e na procissão solene.

As tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda, que têm lugar entre os dias 4 e 12 de Setembro de 2022, em Gilmonde, Barcelos, vão contar com a presença das imagens das padroeiras dos quatro santuários do concelho de Barcelos na grandiosa e majestosa procissão.

As imagens de Nossa Senhora da Franqueira, padroeira de Barcelos, de Nossa Senhora da Aparecida, de Nossa Senhora do Facho e de Nossa Senhora do Socorro estarão presentes no dia 11 de Setembro, domingo, o dia principal das festas.

Esta será a primeira vez em que, no mesmo local e na mesma procissão, estarão as imagens das padroeiras dos santuários barcelenses, juntando-se cerca de duas dezenas de andores ao cortejo processional, entre os quais a padroeira da paróquia de Santa Maria de Gilmonde, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Salvação, e a imagem de Nossa Senhora da Ajuda.

O Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, estará presente na novena de preparação e na procissão solene juntamente com o pároco Paulo Sérgio.

Todos os dias da novena de preparação, entre os dias 4 e 9 de Setembro, terão um tema específico. As celebrações acontecerão todas no Centro Pastoral de Gilmonde às 21h, com excepção da Missa do sábado, dia 10, que será na capela.

Na sexta-feira à noite, após a Eucaristia no Centro Pastoral, realiza-se a procissão de velas com o andor de Nossa Senhora da Ajuda, que termina com a aclamação à Virgem Maria na capela.

No sábado, celebra-se a tradicional Missa na Capela de Nossa Senhora da Ajuda e à noite, pelas 20h, abre a exposição dos andores no Centro Pastoral, onde os visitantes e devotos podem ver de perto os andores cuidadosamente embelezados com flores e outros adereços. A exposição continua aberta no domingo, excepto durante o decorrer das celebrações.

O dia principal da festa, 11 de Setembro, começa com a entrada das bandas filarmónicas junto ao Cruzeiro Paroquial. Às 10h45 a imagem de Nossa Senhora da Ajuda sai da sua capela para o Centro Pastoral, onde é celebrada a Eucaristia Solene. À tarde, há oração mariana no Centro Pastoral, seguindo-se a Majestosa Procissão Solene, com todos os movimentos da paróquia, movimentos associativos e culturais de Gilmonde, presença da autarquia local e municipal, fanfarra, bandas de música, entre outros intervenientes e participantes, inclusive das confrarias de onde virão as padroeiras dos quatro santuários.

Após a bênção, actuarão as bandas filarmónicas. Após o concerto nos palcos, as bandas realizarão o tradicional despique em frente à Capela de Nossa Senhora da Ajuda, uma das marcas do programa festivo e popular mais esperada pelos visitantes.

No dia 12 de Setembro realiza-se a Eucaristia no Centro Pastoral pelas 21h, com a homenagem das flores à Senhora da Ajuda no final.

Com a ida das imagens das padroeiras dos santuários barcelenses a Gilmonde, a paróquia pretende homenagear Nossa Senhora, convidando toda a população devota a caminhar até à Capela de Nossa Senhora da Ajuda e a rezar pela paz, tendo Maria como referência, como a Senhora que sempre nos ajuda, nos salva, nos ilumina, e intercede por nós junto de Deus.