13 setembro 2022

Sínodo destacado em comunicado da CEP

Fotografia CEP

dacs

Conselho Permanente fez ainda o ponto da situação do processo de estudo sobre os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica.

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa reuniu ontem, dia 12 de Setembro, em Fátima, e emitiu um comunicado em que é dada ênfase ao processo sinodal que se encontra a decorrer.

Explicando que o Relatório da Igreja em Portugal faz parte do caminho sinodal em curso, os bispos portugueses referem que o documento pretende reunir aquilo que foi reportado pelas dioceses, não consistindo num tratado sobre a Igreja no seu todo, nem um juízo sobre a Igreja em Portugal.

"Trata-se de um resumo de quanto surgiu nas etapas diocesanas para continuar o caminho de reflexão e transformação que temos por diante. É uma atitude de bom-senso escutar aquilo que surge do povo de Deus, nesta primeira etapa de participação, nas suas dimensões negativas, positivas e propositivas, para o caminho a fazer nas etapas seguintes. Os conteúdos do Relatório não foram inventados pela Comissão, mas encontram-se nos documentos das instâncias referidas. É importante ouvi-los, discerni-los, completá-los ou reformulá-los, mas não descartá-los", observam.

O comunicado afirma que os bispos portugueses terão ainda oportunidade de reflectir sobre o documento, assim como sobre outras intuições que foram chegando, sempre numa atitude de discernimento e procurando escutar a voz do Espírito e da Igreja em Portugal, tendo como objectivo "a transformação pessoal e comunitária de atitudes, instituições e processos".

"O caminho sinodal continua tendo em conta os critérios que presidem a todo o processo: escuta da Palavra de Deus e oração pessoal e comum para nos abrirmos aos critérios do Espírito; abertura para escutar os irmãos e irmãs segundo a função que cada um/uma tem na Igreja", explicam os bispos, apelando à continuação do processo em todas as dioceses.

O Conselho Permanente fez ainda o ponto da situação do processo de estudo sobre os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica, sendo que a Comissão Independente irá concluir o relatório do estudo em finais de Dezembro, estando prevista a sua divulgação pública para meados de Janeiro de 2023.

O Conselho tomou ainda conhecimento de alguns encontros em que a CEP participou a nível europeu, nomeadamente sobre o processo sinodal na Europa e a situação de guerra na Ucrânia, e programou presenças em próximos acontecimentos internacionais.

"De destacar o convite à oração pela paz na Ucrânia no próximo dia 14 de Setembro, Festa da Exaltação da Cruz, apelo lançado pelo CCEE (Conselho das Conferências Episcopais da Europa) a todas as comunidades, dioceses e conferências episcopais", pode ler-se.

O organismo procedeu também a algumas nomeações de assistentes eclesiásticos de alguns movimentos, bem como à aprovação de estatutos e à homologação de corpos sociais de algumas instituições, que serão brevemente divulgadas.