Arquidiocese de Braga -

14 setembro 2022

Hoje é dia de Oração pela Paz na Ucrânia

Fotografia Peace for Change

DACS com Agência Ecclesia

Iniciativa partiu do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, seguindo os apelos já deixados pelo Papa Francisco.

\n

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) convocou para hoje, quarta-feira, um dia de oração pela paz na Ucrânia, unindo os católicos do continente.

“A Adoração Eucarística é a forma comum de oração escolhida para esta iniciativa: em todas as Conferências Episcopais Europeias, foram preparadas ajudas litúrgicas e esquemas de oração”, refere a Agência Ecclesia (AE).

A data escolhida recaiu no 14 de Setembro, dia da festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, por iniciativa de D. Gintaras Grusas, arcebispo de Vilnius (Lituânia) e presidente do CCEE.

“Pastores e fiéis vão unir-se, de joelhos, diante do Santíssimo Sacramento para rezar, pedindo que o Senhor conceda a paz à Ucrânia, atendendo ao próprio apelo do Papa Francisco”, acrescenta a AE, citando o organismo católico.

No passado Domingo, Francisco convidou a rezar pelo povo ucraniano, “para que o Senhor lhes ofereça conforto e esperança”, e começou a sua visita ao Cazaquistão a condenar a invasão “sem sentido e trágica” da Ucrânia.