16 novembro 2023

Fotografia Hugo Delgado/Agência WAPA

DACS com Presépio de Priscos

A inauguração acontece no dia 10 de dezembro, às 11h

O “Presépio ao Vivo de Priscos” traz sempre uma temática social. Organizado há 17 anos pela Paróquia de São Tiago de Priscos, da Arquidiocese de Braga, este ano a reflexão é sobre o “Tráfico de Seres Humanos”. A inauguração acontece no dia 10 de dezembro, às 11h.

Além de proporcionar aos visitantes um encontro com o mistério do Natal, este ano, na XVII edição do Presépio ao vivo de Priscos, a organização quer ajudar figurantes e visitantes a refletir sobre o tema. Para isso, a inauguração com a presença de Nadege Ilick, vítima de tráfico humano.

Segundo os organizadores, a “jovem camaronesa, conseguiu fugir para não ser vendida para um casamento forçado. Nadege passou pela Argélia, onde foi enganada com promessas de trabalho e acabou numa casa de alterne. Conseguiu fugiu para a Líbia, onde acabaria por ser raptada por guardas prisionais. Na prisão foi espancada e torturada apesar de estar grávida. Com a ajuda do atual marido conseguiu fugir e foi socorrida pelo navio humanitário Sea Watch que atracou, mesmo sem autorização, no porto de Lampedusa, no verão de 2019. A Itália fechou-lhe as portas, mas Portugal recebeu-a de braços abertos. A camaronesa foi acolhida pelo Colégio Luso-Internacional de Braga (sendo acompanhada de perto por Helena Pina Vaz), e por diversos voluntários e instituições bracarenses”.

“É um fenómeno complexo, na maioria dos casos transnacional, de natureza oculta e em permanente mudança. Envolve o recrutamento e a movimentação de pessoas entre fronteiras internacionais ou dentro de um mesmo país, com o objetivo de as sujeitar a diversos tipos de exploração. O recrutamento e a movimentação das vítimas são realizados com recurso à violência, engano ou abuso de situações de vulnerabilidade”, sublinham.

O maior presépio ao vivo da Europa

O Presépio ao Vivo de Priscos existe desde de 2006. É um espaço de 30.000 m2, com mais de 90 cenários e 600 figurantes. Procura colocar no centro da época natalícia a figura de Jesus como instrumento de promoção humana e social.

É um presépio ao vivo, representativo do presépio tradicional, com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico e romano onde haverá representações ao vivo de ofícios antigos e cenas da vida quotidiana retratadas por um número significativo de voluntários, incluindo as crianças, jovens e idosos.

“Trata-se de cultivar o sentido da família, o amor e o respeito à vida, o respeito aos anciãos, o sentido da solidariedade e da vida comunitária. O presépio remete-nos aos valores da humildade e da esperança. São Francisco foi o homem do diálogo entre o Oriente e o Ocidente: 800 anos depois do primeiro presépio da história, queremos dizer ao mundo que o diálogo e a amizade entre os povos são a única esperança de paz”, explica o pároco de Priscos, padre João Torres.

A grande novidade deste ano é um acampamento militar, como um alerta para de que a guerra “não pode ser solução para coisa alguma”.

Os horários e dias de abertura do Presépio ao Vivo de Priscos:

DEZEMBRO de 2023

10 DEZ - 11h00 às 18h00

17 DEZ - 15h00 às 18h00

23 DEZ - 15h00 às 17h30

25 DEZ - 16h00 às 18h30

30 DEZ - 15h00 às 17h30

JANEIRO de 2024

01JAN - 16h00 às 18h30

06 JAN - 20h00 às 22h30

07 JAN - 15h00 às 18h00

13 JAN - 20h00 às 22h30

14 JAN - 15h00 às 18h00

Preçário

Todas as entradas serão solidárias.

- Crianças até 16 anos – GRATUITO

- Adultos – 5 estrelas

Qualquer tipo de pagamento será realizado no dia e na hora da visita.

Grupos organizados com pré-marcação

As pré-marcações de visita só se fazem para grupos superiores a 10 elementos (ex. operadores turísticos) que pretendam visitar o Presépio ao Vivo de Priscos devem ser feitas por e-mail ([email protected]) ou contacto telefónico (918 800 360) em dias úteis das 09h30 às 19h30 e aos sábados das 10h00 às 14h00. Após a receção deste pedido, será contactado para confirmação da marcação da visita. Qualquer tipo de pagamento será realizado no dia e na hora da visita.