4 dezembro 2023

Reunião do Conselho de Cardeais em abril
Fotografia Arquivo Vatican Media

Vatican News

A partir desta segunda-feira, o Conselho de Cardeais se reúne para sua última sessão em 2023. Francisco havia anunciado um dos temas no centro das reflexões com os cardeais, o do papel das mulheres, em 30 de novembro, no encontro com a Comissão Teológica

Teve início esta segunda-feira, 4 de dezembro, no Vaticano, com a presença do Papa Francisco, a reunião do Conselho de Cardeais. Como disse o Santo Padre em 30 de novembro, ao receber a Comissão Teológica Internacional, durante a reunião haverá "uma reflexão sobre a dimensão feminina da Igreja".

"Desmasculinizar a Igreja"

"A Igreja é mulher", havia dito Francisco, explicando que "um dos grandes pecados que tivemos foi 'masculinizar' a Igreja". O problema, no entanto, havia acrescentado, "não é resolvido pela via ministerial", mas "pela via mística, pela via real". Repropondo a distinção balthasariana entre o princípio petrino e o princípio mariano, em que "é mais importante o princípio mariano do que o petrino, porque existe a Igreja esposa, a Igreja mulher", o Santo Padre havia reiterado a necessidade de "desmasculinizar a Igreja".

A reunião de junho

A última reunião do C9 foi realizada em 26 e 27 de junho e nela os cardeais refletiram, juntamente com o Papa, sobre várias questões, incluindo o conflito em curso na Ucrânia, a implementação da Constituição apostólica Praedicate Evangelium nas Igrejas locais e os trabalhos da Assembleia Plenária da Comissão para a Proteção de Menores. No centro, também uma discussão acerca da Assembleia Sinodal sobre o tema da sinodalidade que ocorreu no Vaticano em outubro.

O novo C9

O Conselho de Cardeais, após a renovação do órgão pelo Papa em 7 de março passado, é composto pelos cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia. O secretário é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima. A primeira reunião do novo C9 ocorreu em 24 de abril.

A criação do Conselho de Cardeais

O Conselho de Cardeais foi criado pelo Papa Francisco com o quirógrafo de 28 de setembro de 2013, com a tarefa de ajudá-lo no governo universal da Igreja e de estudar um projeto para a revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022. A primeira reunião do C9 foi realizada em 1º de outubro de 2013.