19 janeiro 2024

Encontro Arciprestal de Catequistas em Famalicão

Fotografia Divulgação

DACS com Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Catequistas do Arciprestado de Famalicão convidados para uma tarde de formação e convívio

No próximo dia 27 de janeiro, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão, este ano com a especial colaboração da Zona Pastoral Este, promove o  Encontro Arciprestal de Catequistas. A iniciativa tem lugar no Centro Pastoral de Sto. Adrião, em Vila Nova de Famalicão, a partir das 14h30.

Segundo a equipa organizadora, o objetivo é “promover uma tarde de alegria e convívio, repleta de dinâmicas e surpresas, num espírito de comunhão fraterna entre todos, subordinada ao tema ‘Reconheceram-n’O ao partir o pão’”.

O encontro, que pretende congregar todos os catequistas do Arciprestado, tem início com o acolhimento a todos os participantes, seguindo-se um momento de oração que introduzirá os catequistas no espírito desta iniciativa.

Depois disto, realizam-se dois momentos formativos. Haverá a apresentação e explicação da proposta que respeita ao novo Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias, assim como despertar para a importância e a centralidade da Eucaristia na vida dos discípulos de Jesus e, particularmente, na missão da Catequese, tendo em vista o 5º Congresso Eucarístico Nacional que se realiza na Arquidiocese de Braga, de 31 de maio a 2 de junho.

Depois destes momentos de formação, segue-se um novo tempo dedicado à oração que “enviará os catequistas em missão, para que sejam em cada comunidade também aqueles que partilham o Pão e alimentam a Esperança”. O encontro termina com um tempo dedicado ao lanche e à confraternização entre todos, por volta das 17h.

A equipa sublinha que todos os catequistas do Arciprestado, sem exceção, estão convidados a participar nesta “tarde de formação, mas também de oração e alegre confraternização, podendo usufruir de mais uma oportunidade privilegiada para, juntos, em verdadeira matriz sinodal, melhor se prepararem para a missão de ‘levar Jesus a todos e todos a Jesus’, tal como nos interpela a nossa Arquidiocese de Braga”.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, os catequistas pode-se contactar a Equipa Arciprestal através do e-mail [email protected].