Arquidiocese de Braga -

18 março 2024

Rede Cáritas esteve reunida em Conselho Geral no Algarve

Fotografia

Cáritas Portuguesa

Comunicado com as conclusões do Conselho Geral

\n

O Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reuniu entre os dias 15 a 17 de março de 2024, na Diocese do Algarve. Um encontro que congregou representantes de 19 das 20 Cáritas Diocesanas que compõem a rede Cáritas em Portugal.

Foram saudados os novos presidentes das Cáritas Diocesanas de Aveiro, António Leandro, de Leiria-Fátima, Ana Isabel Mota e de Portalegre-Castelo Branco, Nuno Brito.

A sessão de abertura, contou com a presença de várias entidades representantes de organismos locais e do bispo da Diocese do Algarve, D. Manuel Quintas.  D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que preside aos trabalhos do Conselho Geral, sublinhou a importância desta reunião nacional como um momento de enriquecimento e de partilha daquilo que preocupa a todas as Cáritas Diocesanas e que a todos une.  

Olhando à realidade social, D. José Traquina lembrou que “a informação acerca do bom estado da saúde da economia descansa muita gente, mas não corresponde à situação de muitas pessoas”, alertando para a necessidade de que o “desenvolvimento da sociedade seja abrangente a toda população. Caso contrário, edifica-se uma sociedade não justa e perigosa para todos.”

Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, sublinhou a importância do trabalho conjunto, em torno de temas e preocupações comuns, sublinhando que a rede Cáritas tem feito a diferença em muitos momentos de crise.  

Seguindo a ordem de trabalhos e em cumprimento dos procedimentos estatutários, foram aprovados os Relatórios de Atividades e de Contas referentes ao ano de 2023. 

O Conselho Geral elegeu os seus representantes na Comissão Permanente: Cáritas Diocesana de Braga, Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, Cáritas Diocesana de Lisboa, Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco, Cáritas Diocesana dos Açores e Cáritas Diocesana do Funchal.

Face à experiência positiva e construtiva, na dimensão de trabalho em rede, partilha de boas práticas e consolidação do espírito de equipa, realizada através das Comunidades de Prática já existentes, a rede Cáritas dará início a duas novas comunidades: Comunicação/Campanhas e Grupos/Cáritas Paroquiais.

A atual situação do apoio a migrantes em Portugal e a forma como está a ser feito o acompanhamento a quem chega ao nosso país, levanta preocupações à rede Cáritas que foram debatidas neste Conselho Geral. Tendo sempre a Pessoa e as suas necessidades no centro da sua Missão, a Cáritas tem vindo a desempenhar todo um trabalho, para o qual carece de recursos humanos, financeiros e/ou materiais. Estando disponível para continuar a colaborar, relembra às entidades públicas do Estado, as suas especiais responsabilidades na resposta eficaz às necessidades dos migrantes e deixa o alerta de que como organização da sociedade civil está neste momento a atingir o limite da sua capacidade. Tendo a Cáritas um papel supletivo, não poderá continuar a substituir-se às competências do Estado. É urgente que se conheça a estratégia e os recursos para garantir uma resposta a estas pessoas e famílias respeitando a sua liberdade de partir ou de ficar.  

Resultado de um processo de construção em rede, o Conselho Geral tomou contacto com os indicadores de referência para o Quadro Estratégico 2024-2030 e que têm como objetivo ser uma base de monitorização para a sua implementação. 

Face às dificuldades que foram sendo identificadas no atual Sistema de Gestão da Ação Social de Proximidade (SGASP), a sua não integração com outros programas em uso e a dificuldade na utilização abrangente pela rede capilar, foi tomada a decisão de identificar uma nova ferramenta de recolha de informação que seja capaz de facultar um conhecimento mais sólido e atualizado da realidade da rede Cáritas em Portugal.

No momento do encerramento dos trabalhos, D. José Traquina felicitou o acolhimento da Cáritas Diocesana do Algarve e o interesse demonstrado pela participação ativa de todos os conselheiros sublinhando o valor do Conselho Geral nesta dimensão sinodal do envolvimento dos leigos nos órgãos da Igreja. 

O primeiro Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, de 2025, realizar-se-á na Diocese de Angra e em 2026 na Diocese da Guarda.

O Conselho Geral terminou com a celebração eucarística, presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve.