Arquidiocese de Braga -

22 outubro 2013

FESTA DAS COLHEITAS EM BORBA DA MONTANHA

Fotografia

Paróquia recolhe oferendas para término das obras da capela mortuária e centro pastoral.

\n

Festa das Colheitas em Borba da Montanha

No passado dia 20, domingo, realizou-se uma “Festa das Colheitas” na paróquia de Borba da Montanha, arciprestado de Celorico de Basto.

Esta festa consistiu na realização de um desfile, em cortejo, das oferendas “colhidas” pelos diferentes lugares da freguesia, para leiloar as mesmas. Tinha como principal objetivo a angariação de fundos para o término das obras da capela mortuária, que recebeu a bênção, no passado 14 de Setembro, e do centro pastoral, bênção ontem realizada antes de se dar inicio ao cortejo das oferendas.

Às 14 horas, reuniram-se junto à capela mortuária, os carros já enfeitados, de forma criativa, e os grupos de habitantes de cada lugar da freguesia vestidos a rigor. Depois de benzido o centro pastoral pelo Pároco, P. Alexandre Sá, iniciou-se, então, um cortejo “à moda antiga”, onde começaram a desfilar ordenadamente os lugares, por ordem de chegada, com os seus produtos, tratores com lenha, mulheres com gigas à cabeça, recheados de alimentos, e, ainda, com canções alusivas ao seu lugar.
Depois do percurso do cortejo estar concluído, reuniu-se toda a freguesia e visitantes no Centro de Dia de Borba de Montanha para ouvir os famosos cantares ao desafio e para o tão esperado leilão.

Foram imensas as oferendas que as pessoas da freguesia, dando aquilo que podiam, juntaram, o que fez com que o leilão ocupasse todo o resto da tarde de domingo. Os resultados superaram as expectativas, e, estando o objetivo inicial alcançado, pensa-se, agora, no restauro da igreja paroquial.

Dedicação, entusiasmo e partilha foram as palavras-chave deste evento, que, envolvendo miúdos e graúdos, tornaram possível, não só a realização desta Festa, mas principalmente a angariação dos fundos necessários para o bem da paróquia e dos paroquianos da freguesia.

Carmo Marinho