DACS | 29 Jan 2016
Padre Leopoldino Mateus é homenageado em Balasar
O padre Leopoldino Mateus testemunhou grande parte da vida da Beata Alexandrina de Balasar, tendo contribuído para o seu processo de canonização.
  © DR

A paróquia de Balasar e a Fundação Alexandrina de Balasar estão a organizar uma homenagem ao padre Leopoldino Mateus, pelo cinquentenário do seu falecimento. A homenagem decorre este Sábado, dia 30 de Janeiro, às 15h, terminando com a Eucaristia, às 18h.

A homenagem ao antigo pároco - que acompanhou de perto grande parte da vida da Beata Alexandrina de Balasar - terá início com uma visita ao cemitério da Póvoa de Varzim, onde está sepultado. Segue-se, por volta das 16h30, uma palestra na Igreja de Balasar, por Zulmira Linhares e com os testemunhos do padre José Araújo e do padre Bernardino. A homenagem termina com a Eucaristia, onde estará presente o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

O padre Leopoldino Mateus nasceu e foi pároco na Póvoa de Varzim, tendo sido posteriormente enviado para a paróquia de Santa Eulália Balasar. Na paróquia de Balasar promoveu diversos movimentos religiosos, nomeadamente a Cruzada Eucarística, a Juventude Agrária Católica e a Liga Agrária Católica, e prestou especial atenção às crianças, aos mais pobres e aos doentes.

Todos os dias, ao longo de cerca de 18 anos, levou a Sagrada Comunhão a Alexandrina de Balasar. Durante os seus últimos 13 anos de vida, Alexandrina viveu apenas da Eucaristia. Os relatos do presbítero têm sido de grande relevância no processo de canonização da Beata.

O Pe. Leopoldino Mateus faleceu a 27 de Janeiro de 1966, na Póvoa de Varzim, onde viveu os últimos dez anos de vida, depois de ter deixado a vida paroquial por motivos de saúde.

Palavras-Chave: