Arquidiocese de Braga -

1 fevereiro 2022

«E em caso de infidelidade?» (com vídeo)

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

\n

«E em caso de infidelidade?»  Eis o mote para a sessão da Escola de Famílias que se realizou sábado, dia 29 de janeiro, no acolhedor Salão Paroquial de Pereira, Barcelos.

A iniciar, Rosinha Cruz leu um impressionante testemunho anónimo de um caso de infidelidade, o que ajudou, e muito, à reflexão que se seguiu, com uma intervenção de fundo, por parte do P. Paulo Duarte, sj que, de uma forma resumida, disse o seguinte:

- «Quando tenho de falar de temas humanos mais polémicos ou considerados tabu, deparo-me sempre com a necessidade de voltar ao básico, o que significa recordar que somos seres de relação, que se manifesta em relações atravessadas de: emoções, sentimentos, provocados pelo instinto de sobrevivência; educação e cultura; racionalidade; e espiritualidade. A fé, antes de irmos para a transcendência, estabelece-se desde o afecto de pele a pele quando nascemos, abrindo-se a realidade de confiança e/ou desconfiança conforme a realidade de vida que vivemos. Ser fiel, antes de ser algo moral, tem de ser trabalhado ao nível existencial. A traição e a infidelidade, na sua complexidade, muitas vezes estão ligadas a idealizações de realidade e, mais ainda, ao desconhecimento emocional diante do que se vive na imperfeição, nos desajustes, no sofrimento. O reencontro, a reparação, a reconciliação são possíveis, mas exigem muito trabalho individual e a dois. Para ver toda a sessão, por favor, clique no link: https://youtu.be/3x2LycDL9Dg