Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM)

Encontros CPM para 2019. Clique para ver.

Palavra de Vida
Palavra de Vida Janeiro 2019

Encontro de Agentes da Pastoral Familiar
27 de Janeiro.
Inscrições aqui.

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar
11 Out 2015
Objectivos

O que é a Pastoral Familiar?

Consciente de que o matrimónio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimónio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projecto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimónio e da família”.

Deste modo, a Pastoral Familiar é a acção gradual, eficaz e orgânica da Igreja em favor da família. Nesta acção, a família (e a comunidade cristã em geral) é não só objecto e finalidade mas também e sobretudo sujeito activo e responsável.

Linhas de acção

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF) dispõe-se a cumprir os seguintes objectivos:

– Trabalhar em conexão estreita com o Senhor Arcebispo (primeiro responsável pela PF) e seus Bispos Auxiliares, com o Sector da Coordenação Pastoral, com a Comissões Arquidiocesanas (Educação Cristã; Pastoral Litúrgica e Sacramentos; Vocações, Ministérios e Missões; Pastoral Social e Mobilidade; Bens Patrimoniais, Cultura e Comunicação Social) e seus Departamentos.

– Animar a Pastoral Familiar na Arquidiocese de Braga em três níveis:

Pré-Matrimonial: a educação das crianças, dos adolescentes e jovens para a vida e para o amor (fase remota, tem em vista, principalmente os valores familiares e o crescimento integral dos seus membros; a fase próxima, como preparação mais próxima para o matrimónio; a fase imediata, imediatamente antes do matrimónio; celebração do matrimónio).

Pós-Matrimonial: (recém-casados; grupos de famílias; famílias que pedem o Baptismo/Confirmação/Eucaristia para os seus filhos; aconselhamento conjugal; famílias em luto; assistência espiritual a pessoas com deficiência; viúvos e idosos).

Situações Particulares: (cristãos divorciados, separados, em união de facto; Famílias monoparentais; Famílias de emigrantes/imigrantes; impossibilitados de receber o Sacramento do Matrimónio).

– Promover a constituição de equipas de famílias (paroquiais ou Arciprestais) e providenciar a formação dos seus elementos.

– Coordenar e optimizar a acção dos diferentes movimentos de espiritualidade familiar, no respeito pela sua especificidade.

– Promover, na Arquidiocese, uma reflexão profunda sobre o que é a Família à luz da Doutrina Cristã e dos documentos do Magistério da Igreja.

– Actividades formativas para casais, visando o fortalecimento das relações conjugais e familiares.

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

Rua S. Domingos, 94 B

TLM

Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz