Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM)

Encontros CPM para 2019. Clique para ver.

Palavra de Vida
Palavra de Vida Janeiro 2019

Encontro de Agentes da Pastoral Familiar
27 de Janeiro.
Inscrições aqui.

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar
11 Out 2015
Equipas de Nossa Senhora

As Equipas de Nossa Senhora são:

Uma comunidade
Formada por cinco a sete casais assistidos por um Padre, uma Equipa de Nossa Senhora constitui-se livremente. Ninguém é pressionado a entrar, nem a ficar contrariado. Cada um se mantém activo na fidelidade ao Espírito.

Uma comunidade cristã
Uma Equipa de Nossa Senhora não é uma simples comunidade humana; reúne-se «em nome de Cristo» e quer ajudar os seus membros a progredir no amor de Deus e no amor ao próximo para melhor responder ao apelo de Cristo.

Uma comunidade de casais
O casal cristão é por si só uma «comunidade cristã», mas com uma originalidade muito especial.

• Repousa sobre uma realidade humana: no dom livre, total, definitivo e fecundo do amor que, pelo Matrimónio, um homem e uma mulher se dão mutuamente. Esta realidade humana torna-se, em Cristo, um Sacramento, isto é, um sinal que demonstra o amor de Deus pela humanidade, o amor de Cristo pela Igreja, e torna os cônjuges participantes desse Sacramento.
  • A Entreajuda nas Equipas de Nossa Senhora adquire assim um rosto bem peculiar: os casais entreajudam-se para se construírem em Cristo e para colocarem o seu amor ao serviço do Reino de Deus.

Uma comunidade de equipas
Uma equipa isolada torna-se fraca. Arrisca-se a perder o fôlego, a empalidecer se não for vivificada por um bem exterior, se não for apoiada pelas exigências partilhadas com outros. Sem ligação a uma comunidade mais alargada, arrisca-se a definhar sobre si mesma e a ver a sua vida comunitária reduzida a um egoísmo de grupo. É por isso que ela se insere na comunidade de todas as equipas que aderem ao mesmo projecto, nesta comunidade eclesial que constitui o Movimento das Equipas de Nossa Senhora.

Comunidades sob a palavra de Maria
As Equipas de Nossa Senhora colocam-se sob a protecção da Virgem Maria: não há melhor guia para chegar até Deus que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium 55).

Casal responsável
Maria Fernanda da Cunha Reis Felgueiras
António Miranda Felgueiras
Rua António Cândido Pinto, 71 – 5º Esq.

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

Rua S. Domingos, 94 B

TLM

Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz