Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM)

Encontros CPM para 2019. Clique para ver.

Palavra de Vida
Palavra de Vida Janeiro 2019

Encontro de Agentes da Pastoral Familiar
27 de Janeiro.
Inscrições aqui.

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar
18 Dez 2015
Associação Famílias

A Associação Famílias é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.). A sua actividade estende-se a todo o país. A Associação foi  agraciada (8 Dezembro 2012) com o “Diploma de Mérito” atribuído pela Junta de Freguesia de S. Vicente (Braga).

A Associação Famílias tem como objectivos centrais a “promoção, valorização, apoio e defesa da Instituição familiar”.

Tem, também, como objectivos, a promoção dos Direitos Humanos e nestes os Direitos da Família, salientando-se o Direito à Vida e a Igualdade de Oportunidades entre homens e mulheres.

Para atingir estes objectivos, a Associação Famílias desenvolve diversas ações e projetos e tem várias respostas sociais, procurando sempre responder a desafios emergentes, sem descurar os mais permanentes, evitando a rotina.

Em toda a sua actividade, a Associação Famílias procura dar particular atenção aos mais pobres e excluídos e às famílias dilaceradas por situações de ruptura.

Intervenções sociais mais relevantes:

CATL das Enguardas

Situado no centro do Bairro Social das Enguardas (Braga), encontra-se a funcionar desde 1992. O CATL é dirigido a 60 crianças em idade escolar. É um espaço onde é valorizada a autonomia de cada criança, incentivando a capacidade de relacionamento da criança com o outro, com o grupo e com o meio envolvente, facilitando, ainda, a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional. Neste espaço, têm-se desenvolvido inúmeras actividades dirigidas a Pais e à Comunidade.

Arca do Bebé

Projecto de apoio a famílias carenciadas que vem sendo desenvolvido desde 1990 ao nível da distribuição de enxovais e roupa para recém-nascidos e crianças. Estes bens e outros são cedidos por particulares. Este projecto é dinamizado por um grupo de voluntários e atinge todo o país e PALOPS.

CAFAP 15 de Maio

Resposta social inaugurada em 11 Setembro 2010 que se destina ao acompanhamento de 100 crianças e jovens do concelho de Braga em situação de perigo e as suas famílias ao nível do apoio familiar e aconselhamento parental. Esta intervenção assume uma particular relevância, dado que, em estreita articulação com a CPCJ, a EMAT e outras instituições sociais de âmbito concelhio, pretende proteger e potenciar o bem-estar das crianças e dos jovens, fortalecendo as famílias e dando-lhes autonomia.

Outros projectos relevantes:

• Edição de suportes formativos e informativos relacionados com a formação familiar e parental (livros, cartazes, folhetos, etc.).

• Realização de projetos de sensibilização, formação e qualificação de cidadãos (Sinergias, Convergências, Formação para a inclusão, realização de congressos, seminários e workshops, etc.) .

• Desenvolvimento com caracter pioneiro, a nível internacional, de projectos na área da prevenção das toxicodependências, tendo publicado sobre o tema inúmeros suportes formativos e informativos, nomeadamente na formação parental e familiar. Alguns destes estão traduzidos e editados em vários países (Bélgica, Hungria, Eslováquia, etc).

• Desenvolvimento, igualmente com caracter pioneiro, de um conjunto de acções de acolhimento a imigrantes de leste (curso de aprendizagem de português, manual sobre os direitos dos imigrantes, etc.)

• Realização de congressos internacionais sobre questões da Família e das toxicodependências, que reuniram representantes de 20 países, de quatro continentes.

• Participação em inúmeros congressos, seminários e colóquios no estrangeiro. Destaca-se o II Encontro Mundial das famílias, Rio de Janeiro (1997), a convite do Conselho Pontifício para a Família.

• Difusão de Manifestos e tomadas de posição a propósito de questões relevantes sobre a Família e a Vida.

• Desde 1994, celebração do Dia Internacional da Família (15 de Maio), com actividades muito diversificadas.

• Intervenção junto de autarquias para a atribuição de arruamentos urbanos com a denominação “15 de Maio – Dia Internacional da Família” ou a construção de um monumento alusivo (p.ex. Arcos de Valdevez, Braga,Esposende, Ponte de Lima, etc).

• Atribuição, a 15 de Maio de cada ano, do Prémio PRÓ-FAMÍLIA a personalidades com actividade relevante a favor da Vida e da Família.

• Atribuição do “Diploma de Benemerência” a benfeitores da AF (desde 2012).

Publicações mais significativas:

Retalhos da História de Braga - Efemérides

Na Volta do Correio

Um certo olhar sobre a Família…

Suite Lusitana

Desabafos de um Pardal

No 25º aniversário da Familiaris Consortio – testemunhos

Antes que seja tarde – manual de prevenção primária

A Eficácia das Decisões Sobre Nulidade do Matrimónio Canónico

NOTAS E NÓTULAS – acerca da Família

Memórias do paladar

Tradição – Saberes e Sabores