Arquidiocese de Braga -
24 outubro 2016
P. Benjamim Salgado, sacerdote a recordar

Texto em homenagem ao P. Benjamim Salgado.
\n \nP. Benjamim Salgado, sacerdote a recordar
De vez em quando, a história apresenta-nos homens com uma personalidade plurifacetada. O P. Benjamim Salgado é um destes homens. Um homem fora do vulgar e um sacerdote apaixonado.
Vejo-o como sacerdote no simples e humilde trabalho de pároco. Tinha o esmero pastoral de procurar, segundo os critérios da época, servir as comunidades com qualidade. Ser pároco terá, porventura, apenas desenvolvido as qualidades que já antes tinham emergido como seminarista.
Missão primeira do sacerdote é a evangelização. Neste sentido, foi, na época, um dos pregadores mais credenciados. Tinha um sentido de retórica que empolgava as pessoas e transmitia uma mensagem que tocava o coração e a inteligência dos ouvintes. As pessoas de então reconheciam a fluidez do seu discurso, a palavra revestida de mestria elucidativa e a voz que transmitia vigor e convite à adesão da doutrina. O P. Benjamim entra, assim, na história como um dos grandes pregadores onde a erudição se aliou à clareza para o bem de todos quantos o escutavam.
Pode ler o texto na íntegra, descarregando o pdf abaixo.
Download de Ficheiros
TXT_12_2016.10.24_BenjamimSalgado.pdf
Partilhar