17 Mar 2017
Conviver com a diferença
Discurso no debate “Olhares sobre multiculturalismo” do ciclo de conferências “Nova Ágora”

Uma palavra de boas vindas a todos vós que aceitastes dar vida a esta terceira edição da “Nova Ágora”. Convosco construímos uma aventura que aposta na reflexão e no diálogo enquanto motores para uma sociedade unida no essencial. Marcamos e marcaremos presença nos outros dois encontros deste mês de Março. Na verdade, este evento cultural constrói-se com todos e cada um. Um muito obrigado, desde já.

Iniciamos este itinerário de aprofundamento das temáticas sociais mais relevantes com o tema da multiculturalidade. A actual fisionomia da sociedade fala-nos disso mesmo. Não precisamos de reflectir muito para reconhecer este cenário. Só que, inadvertidamente, poderemos ainda estar norteados, em termos de princípio e de experiência, por um horizonte de sociedade monocórdica quando, na verdade, ela é plural. Esta é a primeira constatação que temos de acolher com consciência. A sociedade rege-se por critérios que não condizem com a estreiteza de um único pensamento.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF do discurso na íntegra.