Arquidiocese de Braga -

19 março 2017

Bombeiros da paz

Fotografia

Homilia por ocasião do aniversário dos 140 anos dos Bombeiros de Guimarães

\n \n

Queremos celebrar 140 anos de existência e de serviço dos Bombeiros Voluntários de Guimarães à sociedade. Olhamos para o passado, pleno de gestos anónimos de entrega à causa do bem comum, e agradecemos a Deus por todos quantos permitiram esta história repleta de acontecimentos que enobrecem quem os vivenciou. Damos graças, sufragamos e reconhecemos a necessidade de uma sensibilização mais consciente por tudo o que podemos associar à causa dos bombeiros.

Neles encontramos pessoas que disponibilizam as suas vidas e o seu tempo para proteger bens e acompanhar pessoas. Uma causa que disponibiliza homens e mulheres para a ousadia de pagar com a vida, se assim for necessário, a nobreza deste ideal. Vivem e associam-se para que a vida seja protegida em todos os momentos e circunstâncias.

Uma feliz e interpelante coincidência assinala esta celebração. Na primeira leitura, Moisés, com a sua vara, faz com que do rochedo saia água retemperante para todo o povo peregrino. No Evangelho, Jesus senta-se à beira do poço, situado em Sicar, e pede água à Samaritana. Este gesto permite à Samaritana ir para além do que vê – a água no poço – e saciar-se com o dom de Deus que dá um novo sentido à sua vida.

 

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

 

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra


Download de Ficheiros

Homilia 140 anos dos Bombeiros de Guimarães