Arquidiocese de Braga

Etiqueta Comunhão

27 julho 2022

Notícia

A. Jornada sinodal não se deve tornar num processo de “eles e nós”, adverte arcebispo

O líder da Igreja irlandesa disse que o documento de síntese sinodal, que deve ser publicado no próximo mês, irá revelar muitos desafios à transmissão da fé na Irlanda.

21 julho 2022

Notícia

A. Santa Sé emite declaração sobre o “Caminho Sinodal Alemão”

Comunicado apela à união e comunhão de todo o corpo eclesial, citando as palavras do Papa Francisco.

27 junho 2022

A. Para onde, a seguir?

Talvez uma das consequências da longa pandemia de COVID-19 seja fazer-nos reexaminar muito daquilo que tínhamos como certo.

27 junho 2022

Notícia

A. Os três adjectivos de Francisco para o ecumenismo: baptismal, pastoral e local

Papa recebeu a Comissão Internacional Conjunta para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.

JEFF PACHOUD / AFP

22 junho 2022

A. O processo sinodal está a forjar uma “colegialidade mais rica” ​

​As consultas com os leigos católicos nos últimos meses tiveram um impacto importante sobre os bispos da Igreja e sobre como exercem o ministério.

11 maio 2022

A. Católicos ingleses: de volta à missa (finalmente) no Pentecostes

A Conferência Episcopal de Inglaterra e do País de Gales dá por superadas as medidas de protecção contra o coronavírus, uma vez que continuavam a dispensar o preceito dominical.

Paul Haring/CNS

10 maio 2022

Notícia

A. Sínodo sobre a sinodalidade será “processo de discernimento espiritual”, dizem participantes

Participantes da assembleia realizada na semana passada sublinham que o sínodo já começou.

Remo Casilli/Reuters via CNS

10 maio 2022

Notícia

A. Teóloga Inogés Sanz: Os leigos ficaram entorpecidos na Igreja, devem saber que a sua voz é importante

De acordo com uma das teólogas que aconselham o gabinete do Vaticano que organiza o sínodo dos bispos, os leigos ficaram entorpecidos depois de séculos simplesmente a dizerem “amém”.

29 abril 2022

Notícia

A. Uma oportunidade única para mais comunhão

Alturas pós-pandemia e números reduzidos de participação nas missas podem ter apresentado uma oportunidade única para um renovado senso de comunhão na Eucaristia.

CNS

7 março 2022

Notícia

A. Para mudar a cultura da Igreja, precisamos de líderes orientados para o serviço

Os líderes que são percebidos como tendo integridade e autenticidade tendem a suscitar um sentimento de confiança de que o grupo se está a concentrar num propósito moral partilhado.