16 dezembro 2016

Amorim e Laúndos preparam Concertos de Natal

dacs

Primeira sessão musical acontece hoje, pelas 21h30, na Igreja Paroquial de Amorim.

Pelo 14º ano consecutivo, as comunidades poveiras de Amorim e Laúndos preparam as suas igrejas para dois concertos que, de acordo com a organização, são sempre “momentos de pura magia”.

Seguindo a tradição, os oito coros de Amorim e Laúndos juntam-se para cantar o nascimento
do Deus Menino. O primeiro concerto acontece já hoje, dia 16 de Dezembro, na Igreja Paroquial de Amorim, pelas 21h30.

Amanhã é a vez do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Laúndos, receber o momento
musical pela mesma hora.

Nos concertos participam o Grupo Coral Paroquial de São Miguel de Laúndos, o Coro Paroquial de Amorim, o Grupac, o Coro Infantil de Amorim, o Coro Infantil de Laúndos, os Pequenos Cantores de Amorim, os Pequenos Cantores de Laúndos e o Coro Manuel Giesteira.

Pode ver o vídeo dos Concertos de Natal de 2015 aqui.

Uma História longa e preenchida

A actividade coral de Amorim e Laúndos começou no dia 13 de Abril de 2002 na paróquia de Amorim, Póvoa de Varzim, com o coro dos Pequenos Cantores de Amorim. Para este início muito contribuiu Manuel Moreira Giesteira, emigrante poveiro no Brasil. Com o passar do tempo "a aventura" foi crescendo e chegou a Laúndos.

Já cantaram com estes coros cantores como Liliana Coelho, Joana Valente, Dora Rodrigues, Luís Rodrigues, Janete Ruiz, Patrícia Quinta, Pedro Telles e Sofia Escobar.

Frequentemente são convidados a actuar com orquestras, tendo já executado com as mesmas alguas composições célebres como Gloria, de Vivaldi, Panis Anjelicus, de César Franck, Laudade Dominum, de Mozart, Adeste Fideles, Christmas Canticles, Requiem de Fauré, entre muitas outras.

Os grupos que compõem o projecto já se apresentaram por todo o país, de Norte a Sul, com destaque para algumas das igrejas mais emblemáticas de Portugal.

A nível internacional estiverem presentes em Santa Maria de Oia, Pontevedra em Espanha. Participaram, também, em Itália, no 9º Riva del Garda International Choir Competition, no qual obtiveram o diploma de Grau Prata. Cantaram ainda em Roma, na Basílica de S. Pedro (Vaticano), na Igreja de Santo António dos Portugueses, na Igreja de Santo Inácio de Loiola e no Panteão.