14 março 2020

Sugestões à distância de um clique

Fotografia

Sugestões de formas para melhor viver a Quaresma e Páscoa com ajuda das novas tecnologias.

É-nos pedido que nos mantenhamos em casa pelo maior período de tempo possível. A permanência entre quatro paredes não deve fragilizar a fé: este é o momento oportuno para reforçá-la. Compilamos uma lista com várias sugestões para o ajudar a viver melhor a Quaresma e Páscoa, muitas delas gratuitas.

Aplicações e sites

Laboratório da Fé

A missão do Laboratório da fé é «ser o fermento de Deus no meio da humanidade, quer dizer anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de ter respostas que encorajem, dêem esperança e novo vigor para o caminho» (A Alegria do Evangelho, 114).

Passo-a-Rezar

O Passo-a-rezar.net oferece diariamente 10 minutos de oração, em mp3, para fazer download ou ouvir online.

Click to Pray

Agora, rezar é mais fácil, ágil e criativo. Click To Pray é a app oficial da Rede Mundial da Oração do Papa (Apostolado da Oração) que te acompanha durante o teu dia. Liga-te a milhares de pessoas que todos os dias encontram um objetivo (nos desafios da humanidade e da missão da Igreja que o Papa nos propõe nas suas intenções, em cada mês) para rezar, viver e edificar o mundo com que sonhamos.

iBreviary

iBreviary é a aplicação católica que traz para o teu Android a tradicional oração da Liturgia das Horas e todos os textos da Liturgia Eucarística.

Leituras

A Livraria Diário do Minho tem várias sugestões para o ajudar a viver melhor a Quaresma e a Páscoa. A Livraria continua a fazer envios por CTT e tem diversos métodos de pagamento, como transferência bancária ou multibanco. Todas as encomendas serão enviadas seguindo todas as recomendações da DGS e OMS. www.livrariadm.pt

A página da Santa Sé também disponibiliza várias cartas, notas e exortações do Papa Francisco e de outros Papas Eméritos. Têm download gratuito.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura tem várias reflexões de diferentes autores, nacionais e internacionais, muitas delas especificamente destinadas a uma melhor vivência da Quaresma e da Páscoa.

O Igreja Viva tem, pelo menos, cinco anos de edições disponíveis na página da Arquidiocese, ordenadas cronologicamente.

Transmissões

No Facebook da Arquidiocese será transmitida eucaristia todos dias a partir do Paço Arquiepiscopal, celebrada pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, ou pelo Bispo Auxiliar, D. Nuno Almeida. De segunda a sábado, às 18h00, e aos Domingos às 11h00.

Horários da Santa Missa pela TV Canção Nova

Domingo: 15h00
Segunda-feira: 07h00, 15h00
Terça-feira: 07h00,
Quarta-feira: 07h00, 20h00
Quinta-feira: 07h00, 15h00
Sexta-feira: 07h00
Sábado: 07h00

Quando há acampamento de oração os horários são alterados: nos sábados ocorrem às 16h00, domingo às 15h00 ou 16h00.

O canal Canção Nova está disponível nas seguintes operadoras:

• MEO: canal 182;

• NOS: canal 186;

• Vodafone: canal 187;

• Nowo: canal 145.

Também existe transmissão da eucaristia na TVI ao Domingo, às 11 horas.

Recitação do Terço

De Segunda a Sexta – Das 18h30 às 19h.

Em directo da Capelinha das Aparições, do Santuário de Fátima, a Renascença transmite a recitação do Rosário. O convite é para que fique em comunhão com os milhares de ouvintes que diariamente acompanham esta Oração pela Renascença.

Programação Santuário de Fátima

As celebrações, que decorrerão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, serão duas missas - às 11h00 e às 19h15 - , mantendo-se os dois momentos do Terço, a oração mais emblemática na Cova da Iria, às 18h30 e 21h30, também em celebração fechada, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Quem está em casa poderá, também, continuar a seguir a imagem da Capelinha das Aparições em direto, na página online do Santuário ou no canal Youtube do Santuário. Esta iniciativa será assegurada em estreita colaboração com a TV Canção Nova, em Portugal, que já opera a partir do Santuário diariamente, de segunda a sexta-feira.

2020.03.13

Informações - Covid-19

2020.03.13

Bispos portugueses determinam suspensão da celebração comunitária das missas