DACS com Vatican News | Foto: DR | 30 Dez 2020
Papa Francisco pede ajuda para a Croácia
Pontífice expressou a sua proximidade com os croatas afectados por dois terremotos que mataram pelo menos sete pessoas e causaram grandes danos, apelando à comunidade internacional para intervir e ajudar.

O Papa Francisco disse que está a rezar pelas vítimas de um terremoto que atingiu o centro da Croácia na terça-feira e que matou sete pessoas, feriu mais de 20 e causou grandes danos.

“Expresso a minha proximidade aos feridos e aos afectados pelo terramoto e rezo em particular por aqueles que perderam as suas vidas e pelas suas famílias”, disse, durante a Audiência Geral semanal, que decorreu hoje.

O terramoto de magnitude 6,4 de ontem foi o segundo a atingir a área em dois dias. Os tremores foram sentidos na capital da Croácia, Zagreb, e tão longe quanto a capital da Áustria, Viena. A Eslovénia fechou a sua única central de energia nuclear por precaução.

“Espero que os líderes do país, ajudados pela comunidade internacional”, continuou o Papa Francisco, “possam aliviar rapidamente o sofrimento da população”.

As cidades mais atingidas parecem ser as de Petrinja, Glina, Sisak e Zazina. A área ainda está a sersacudida por tremores secundários e as autoridades dizem que os esforços de resgate continuam.

O exército está aqui para ajudar. Teremos que mover algumas pessoas de Petrinja porque não é seguro estar aqui”, disse o primeiro-ministro Andrej Plenkovic, que correu de imediato para Petrinja.

Doação da Conferência Episcopal Italiana

Enquanto isso, a presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) doou 500.000 euros para ajudar as vítimas do terramoto. A doação vem do “otto per mille”, ou seja, um fundo de oito partes por mil, sustentado por impostos pagos ao Estado italiano e destinados à Igreja.

A contribuição da Igreja será destinada a suprir as necessidades básicas, incluindo alimentos, remédios, assistência médica, higiene e saneamento e acomodações temporárias.

“A Igreja na Itália expressa suas condolências e proximidade à população croata e garante as suas orações pelas vítimas, pelas suas famílias e pelos feridos: que o Senhor alivie o sofrimento deste momento”, pediu a CEI em comunicado.

Palavras-Chave: