Arquidiocese de Braga -

14 setembro 2021

Procissões regressam, medidas de prevenção nas celebrações mantêm-se

Fotografia DACS

DACS com Agência Ecclesia

Só haverá novas regras para as celebrações comunitárias e actividades pastorais a partir da reunião de Conselho Permanente de Outubro e da Assembleia Plenária de Novembro.

\n

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje o regresso das procissões e que as actuais normas para as celebrações católicas se mantêm por agora. Os bispos estão a preparar novas regras para apresentar na reunião de Conselho Permanente de Outubro e na Assembleia Plenária de Novembro.

O padre Manuel Barbosa, porta-voz da CEP, explicou, após a reunião do Conselho Permanente, que é recomendado que sejam dignificadas as exéquias cristãs e se realizem as procissões e outras actividades pastorais, como a catequese e outros encontros”, e afirmou que as celebrações vão continuar a ser realizadas com os devidos cuidados sanitários e de segurança, quanto à higienização, uso de máscaras e razoável distanciamento”.

Só haverá novas regras para as celebrações comunitárias e actividades pastorais a partir da reunião de Conselho Permanente de Outubro e da Assembleia Plenária de Novembro. Essas regras vão ser elaboradas “de acordo com o evoluir da situação e as orientações das autoridades de saúde”.

A Direcção-Geral da Saúde actualizou em Agosto a orientação para os locais de culto e religiosos, reduzindo o distanciamento exigido para 1,5 metros.

O padre Manuel Barbosa destaca que “nunca houve surtos” em celebrações religiosas e sublinhou a importância de atender sempre às “situações locais” para a implementação destas orientações gerais, num momento em que começa a haver “algum alívio” na vida social.