Arquidiocese de Braga -

25 novembro 2021

Papa autoriza publicação de nove decretos pela Congregação para as Causas dos Santos

Fotografia Nick Castelli/Unsplash

DACS com Agência Ecclesia/Vatican News

Decretos incluem dois milagres, cinco mártires e seis virtudes heróicas, entre as quais a de Odette Vidal Cardoso, brasileira filha de pais portugueses.

\n

O Papa Francisco autorizou esta quinta-feira a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar nove novos decretos, nomeadamente dois milagres, cinco mártires e seis virtudes heróicas, onde existem mortes “por ódio à fé”.

Francisco autorizou a promulgação de vários decretos após a audiência ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o cardeal Marcello Semeraro. Entre as promulgações está o milagre “atribuído à intercessão do beato Tito Brandsma”.

O sacerdote da Ordem dos Carmelitas nasceu a 23 de Fevereiro de 1881, em Bolsward, nos Países Baixos, e foi “morto por ódio à fé”, no campo de concentração nazi de Dachau, na Alemanha, a 26 de Julho de 1942.

Foi também reconhecido o milagre atribuído à intercessão de Maria de Jesus (1852-1923, Itália), fundadora da Congregação das Irmãs Capuchinhas da Imaculada Conceição de Lourdes, assim como o “martírio” de Enrique Planchat, sacerdote do Instituto dos Religiosos de São Vicente de Paulo, e de Ladislaus Radigue e três companheiros, da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, assassinados “por ódio à fé”, em 26 de Maio de 1871, durante a insurreição da Comuna de Paris.

O Vaticano reconhece ainda as virtudes heroicas de quatro italianos – um bispo, um padre e duas religiosas –, de um espanhol, o padre Giovanni di Gesù Maria, dos Carmelitas Descalços, e de Odette Vidal Cardoso, leiga brasileira, filha de pais portugueses.

Odette Vidal Cardoso nasceu a 18 de Fevereiro de 1931, no Rio de Janeiro. Adoeceu com tifo no dia 1 de Outubro de 1939 e faleceu no dia 25 de Novembro. De acordo com a Vatican News, Odette mostrou, nos 49 dias de doença, “uma fortaleza fora do comum”, nunca se queixou, suportou o sofrimento “com serenidade e paciência”, queria receber diariamente a Comunhão e, nos últimos dias, recebeu os Sacramentos da Confirmação (Crisma) e da Unção dos Enfermos.