Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Vatican News | 19 Mai 2022
JMJ 2023 já tem patronos!
São Bartolomeu dos Mártires é um dos nomes que consta da lista.

Ontem, 18 de Maio, o Comité organizador da JMJ Lisboa 2023 apresentou através de comunicado os patronos para a próxima JMJ que será realizada em Lisboa em 2023.

"A preparação de cada Jornada Mundial da Juventude, a sua realização e o dinamismo que se inaugura com o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa são confiados a patronos, isto é, santos e santas canonizados ou com esse processo em curso. Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local indicou 13 patronos, mulheres, homens e jovens que «demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre»", indicou o Cardeal-Patriarca.

No comunicado, D. Manuel Clemente afirmou que “a Padroeira por excelência da próxima Jornada Mundial da Juventude é a Virgem Maria, a jovem que aceitou ser mãe do Filho de Deus encarnado”.

Outro dos patronos será “São João Paulo II, a quem se deve a iniciativa das Jornadas, que têm reunido e animado milhões de jovens dos cinco continentes”, bem como São João Bosco, que São João Paulo II declarou “Pai e Mestre da Juventude”.

“Contamos também com a proteção de São Vicente, diácono e mártir do século IV, que sendo padroeiro da diocese a todos acolherá e reforçará com a sua caridade e testemunho evangélico”, continua o comunicado.

Três santos lisboetas serão também patronos da JMJ: Santo António, São Bartolomeu dos Mártires – dominicano e arcebispo de Braga – e São João de Brito.

Na lista existem também alguns bem-aventurados lisboetas: Joana de Portugal, João Fernandes e Maria Clara do Menino Jesus.

O bem-aventurado Pedro Jorge Frassati, o bem-aventurado Marcel Callo, a bem-aventurada Chiara Badano e o bem-aventurado Carlo Acutis completam a lista.

Palavras-Chave:
JMJ 2023  •  Patronos  •  Santos  •  Bem-aventurados