DACS | 23 Jun 2022
Guimarães: Concerto de Órgão e Sinos
O formato é de Concerto Pedagógico com transmissão vídeo, que dá a conhecer à comunidade o património sineiro e organístico da Colegiada de Guimarães.

A Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira encontra-se a organizar um Concerto de Órgão e Sinos, com uma apresentação no Sábado, dia 25, às 21h30, e no Domingo, dia 26, às 16h30.

O órgão de tubos da igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira é o maior órgão histórico do Norte de Portugal.

Recuperado em 2013, o órgão da Igreja da Oliveira foi encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficando concluído apenas 10 anos depois, em 1841, possuindo a obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho 51 meios-registos e 2229 tubos sonoros.

O concerto, gratuito, tem direcção artística de Nuno Mimoso, músico sacro, organista, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona na Alemanha, onde trabalha.

Palavras-Chave:
Concerto  •  Órgão  •  Sinos  •  Guimarães