ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

DACS com Paróquia São Pedro de Esmeriz | 25 Nov 2022
Igreja de S. Pedro de Esmeriz ganha novos vitrais
  © Paróquia São Pedro de Esmeriz

A bênção e inauguração dos novos vitrais da Igreja Paroquial de São Pedro de Esmeriz aconteceu no dia 12 de novembro, quando  a comunidade recebeu o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Nuno de Almeida e ainda o Bispo Emérito de S. Tomé e Príncipe, D. Manuel dos Santos.

Os bispos estiveram na comunidade por ocasião da celebração do sacramento da Confirmação, que agregou 120 jovens da Zona Pastoral (Esmeriz, Cabeçudos, Palmeira, Ribeirão, Lousado, Fradelos, Vilarinho das Cambas).

A criação e autoria dos estudos dos vitrais, que ficam nas janelas da fachada principal, são de Aldina Cardeal, em colaboração com o pároco padre Nuno Vilas Boas e produzidos pelo vitralista Carlos Seixo.

“Todo este trabalho da arte do vitral é composto de muito saber e técnica ancestral, de luz e de cor, mas também de muita bondade, isto é, graças a algumas pessoas e famílias beneméritas foi possível sonhar, pensar, partilhar ideias e deixar, de modo humilde, esta marca que embeleza não só a igreja paroquial, mas que convida, todo aquele que passa, a tonar a sua vida lugar de beleza, bondade e missão”, afirma padre Nuno.

Significado dos vitrais

“O vitral da janela do coro faz referência a S. Pedro, onde Jesus concede-lhe uma autoridade específica sobre sua Igreja: ‘Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus’ (Mt 1,19).

O vitral, junto ao Batistério retrata o Espírito Santo, sob a forma de pomba: ‘Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus’ (Mt 3, 16; Mc 1, 10; Lc 3, 21-22; Jo1, 32).

O terceiro vitral, situado na torre sineira representa a Sagrada Escritura, com a inscrição ‘Ide.. e anunciai…’, ou seja, o batizado é chamado a ser discípulo missionário e a evangelizar: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!’ (Mc 16, 15).”

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social