9 fevereiro 2023

Póvoa de Lanhoso recebeu símbolos da JMJ em clima de festa

Fotografia COA Póvoa de Lanhoso

DM - José Carlos Ferreira

Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, esteve presente neste momento emotivo.

O Arciprestado da Póvoa de Lanhoso recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 em clima de grande festa, vindos do Arciprestado de Barcelos.

O momento, em que esteve presente o Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, foi vivido na rotunda das Bolas de Ouro, num acontecimento de grande simbolismo e dignidade em que os Bombeiros de Barcelinhos  entregaram a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.

"Recebemos os símbolos num clima de grande festa e conscientes de tudo aquilo que os símbolos representam, e do mandato que o Papa S. João Paulo II fez aos jovens para que os símbolos passassem de mão em mão, para que os jovens os pudessem tocar", disse ao Diário do Minho o responsável pela Pastoral Juvenil do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, padre Rafael Poças.

Padre Rafael conta que, depois de entregues, os símbolos da JMJ percorreram algumas artérias da Póvoa de Lanhoso, tendo sido depois recebidos junto à igreja de Nossa Senhora do Amparo, onde estavam centenas de pessoas que se quiseram associar a este momento.

Já no Cine Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foram realizados discurso pelo presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, pelo Arcipreste da Póvoa de Lanhoso e pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes.

"Após isto, tivemos um momento de oração, uma peça de teatro levada a cabo pelo Grupo S. João Bosco, dos Seminários Arquidiocesanos de Braga e, por fim um momento mais íntimo, onde cada um pôde passar junto dos símbolos, ter uma atitude de veneração", disse.

Ontem, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani visitaram as escolas da Póvoa de Lanhoso e estiveram em exposição nos Paços do Concelho, tendo o dia finalizado com uma vigília de oração.

Hoje, o programa prevê a vista dos símbolos à EPAVE, à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.

Passagem para Amares

­Hoje, às 19h, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude prosseguem a sua peregrinação pela Arquidiocese de Braga.

Após estes dias pela Póvoa de Lanhoso, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani são entregues ao Arciprestado de Amares. O momento da passagem acontece na Ponte do Porto.