27 março 2023

Mais de 800 adolescentes juntos no Sameiro

Fotografia DM

DM - Carla Esteves

O III Encontro Arquidiocesano da Catequese com Adolescentes decorreu sob o tema “Diz-me onde moras”.

Mais de 800 adolescentes estiveram reunidos no Santuário do Sameiro, em Braga, no último sábado, dia 25, para participar no III Encontro Arquidiocesano da Catequese com Adolescentes, que decorreu sob o tema “Diz-me onde moras”.

A concentração e acolhimento aconteceu junto à Rotunda do Papa João Paulo II, prosseguindo depois um pouco por todo o Santuário com uma panóplia de atividades que demonstraram que Deus pode efetivamente morar em muitos locais e em muitos corações.

A iniciativa contou ainda com a participação do Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, que quis estar junto aos jovens nesta celebração especial.

Elmira Silva, coordenadora do Departamento Arquidiocesano da Catequese da Arquidiocese de Braga adiantou que este encontro foi preparado para ajudar os jovens a perceberem que a catequese não se cinge ao pequeno grupo, mas antes vai muito além do mesmo, e que se podem  encontrar com outros pares com quem se igualam na fé.

"O nosso tema deste ano é 'Diz-me onde moras' e queremos que eles vejam que Deus pode morar em vários aspetos da sua vida normal, como no momento do almoço que hoje aqui decorreu sob a forma de um piquenique, onde podem descobrir Deus no convívio, no estar com o seu semelhante", afirmou.

Depois do acolhimento, a manhã ficou marcada por dois grandes momentos, um dos quais permitiu aos jovens descobrir que “Deus mora na criação”.

"Houve uma preocupação de transmitir a mensagem da Encíclica 'Laudato Si' através de um atelier ao ar livre, onde os jovens usaram os seus telemóveis e o sistema QR Code para descobrir que Deus mora na criação, mas também na tecnologia, no digital e nas redes sociais que fazem parte da sua vida, e que ali eles também podem anunciar Cristo", contou.

Através de ateliês de espiritualidade e oração, que decorreram na Cripta, os jovens descobriram outra face importante de Cristo, encontrando-o no seu próprio interior, no seu coração.

Já da parte da tarde houve espaço para um concerto musical  com o Grupo “Acije”, que deu aos jovens a oportunidade de conhecer que Deus também se encontra na música, na diversão e nas muitas atividades que tornam os seus dias mais ligeiros e mais felizes.

Os jovens percorreram assim vários locais  do Santuário do Sameiro  até à hora da celebração eucarística.