Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Vatican News | 27 Mar 2023
Spei Satelles, uma missão espacial para levar uma mensagem de esperança
No terceiro aniversário da 'Statio Orbis' e no contexto do aniversário de 10 anos do Pontificado de Francisco, foi lançada hoje pela manhã, em coletiva de imprensa, a obra em nanotecnologia sobre o momento extraordinário de oração durante a pandemia de Covid-19 presidido pelo Pontífice em 27 de março de 2020.
  © Vatican News

Um nanolivro vai levar a mensagem de esperança do Papa Francisco ao espaço! E a façanha já tem data: será em 10 junho deste ano, com um foguete da base de Vandemberg, na Califórnia, para ficar em órbita com um pequeno satélite.

No terceiro aniversário da 'Statio Orbis' e no contexto do aniversário de 10 anos do Pontificado de Francisco, foi lançado hoje pela manhã, em coletiva de imprensa na Sala Marconi do prédio-sede da Rádio Vaticano-Vatican News, a obra em nanotecnologia sobre o momento extraordinário de oração durante a pandemia de Covid-19 presidido pelo Pontífice em 27 de março de 2020.

A bênção 'Urbi et Orbi', numa Praça São Pedro vazia e chuvosa, virou livro e, com a missão espacial 'Spei Satelles' (ou "Satélite da Esperança"), vai entrar para a história da exploração do espaço e também na vida da Igreja Católica com o apoio da nanotecnologia. A iniciativa é conjunta entre a Agência Espacial Italiana, o Conselho Nacional de Pesquisa e o Dicastério para a Comunicação.

"Se, naquela noite, o Papa Francisco, da Praça São Pedro, através da colunata abraçava toda a humanidade, com a viagem do satélite queremos aumentar ainda mais aquele abraço", disse na coletiva o Pe. Lucio Adrian Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, que acrescentou: "Por que ir para o espaço? Sim, o tempo é superior ao espaço, com esse pequeno satélite que leva essa mensagem no espaço, nós queremos colaborar para salvar o nosso tempo".

Em 2021, um ano após esse evento, a 'Statio Orbis' com palavras, imagens e meditações, também dos dias seguintes, tornou-se um livro que, em 2022, foi depositado no banco mundial de sementes, no Svalbard Seed Vault, como uma "semente de esperança". Em 2023, essa semente de esperança vai seguir para o espaço de uma maneira totalmente inusitada, tecnologicamente muito avançada e culturalmente sem precedentes para difundir ainda mais a mensagem universal do Papa, dando vida a várias iniciativas relacionadas.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social