10 maio 2023

Projecto Homem associa-se à Braga Romana e disponibiliza trajes para venda durante o evento

Fotografia Avelino Lima

DM - Rita Cunha

A Braga Romana decorre entre os dias 17 e 21 de maio

O Centro de Solidariedade de Braga/Projecto Homem agora tem disponíveis para venda ao público trajes romanos para que os bracarenses e visitantes se possam vestir a rigor no decorrer da Braga Romana, que se realiza entre os dias 17 e 21 de maio.

Os trajes poderão ser adquiridos até ao final do evento, num espaço situado na Rua do Alcaide n.º 29/31, bem próximo do acampamento “Legião Romana”, um dos pontos centrais da iniciativa.

A ideia de criar esta loja partiu do Projecto Homem, que lançou o desafio ao Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Braga, que se associou desde a primeira hora. Na inauguração da loja de trajes romanos, que aconteceu na tarde do dia 9 maio, o presidente da direção, Guilherme de Sousa Meneses, considerou que esta é mais uma iniciativa da instituição tendo em vista a criação de valor, à semelhança de outros projetos nos quais se tem envolvido, nomeadamente com a Arquidiocese de Braga e o município.

Já o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, realçou a importância que a instituição tem no desenvolvimento integral, reintegração e consolidação de valores, demonstrando “o gosto pela vida e inserção na cidade”. “Dá-nos muita satisfação  ver que o Projecto tem também, fora dos âmbitos da Arquidiocese, com outras instituições, este voltar ao passado a partir do presente que também ajuda a sonhar o futuro daqueles a quem se destina”, referiu.

D. José deu ainda nota de que instituições como o Projecto Homem “fazem com que possamos acreditar no que às vezes parece impossível” e que constituem “um valor acrescentado numa cidade que se quer inclusiva, fraterna, próxima e humana”. Por isso, desejou “o maior sucesso para este experiência”. “Que seja uma renovação de esperança”, disse, lembrando que “no acompanhamento terapêutico é possível encontrar um novo sentido para a vida”.

Também o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, enalteceu esta iniciativa, que “com satisfação” vê nascer. Primeiramente, “porque o Projecto Homem é muito relevante do ponto de vista da sua intervenção social no concelho”. “É, infelizmente, uma dinâmica que vai chegando a cada vez mais pessoas”, disse, sublinhando que as dependências hoje já não são só as tradicionais, mas são “múltiplas”, o que “cria outros desafios”.

Por outro lado, porque a instituição “tem sabido garantir a sua sustentabilidade através de iniciativas proativas junto da sociedade”, tornando-a menos dependente dos apoios do Estado para o desenvolvimento das suas atividades. A abertura desta loja é disso exemplo. Nesse sentido, Ricardo  Rio pede aos bracarenses que façam desta Braga Romana não só um evento de diversão mas também de solidariedade e de apoio a uma instituição “que merece”.

A loja de trajes romanos funcionará das 9h às 17h e, durante a Braga Romana, o horário estende-se até às 22h.