18 setembro 2023

Arciprestado de Barcelos acolhe novos párocos

Fotografia DACS

Sampaio Viana

Sacerdotes do arciprestado retomam, esta quarta-feira, as reuniões mensais de oração e reflexão.

Os sacerdotes do arciprestado de Barcelos retomam, esta quarta-feira, as reuniões mensais de oração e reflexão. O encontro decorre no CSM- Centro Espírito Santo e Missão (antigo Seminário da Congregação do Espírito Santo situado na freguesia da Silva) e tem início às 09h30.

A reunião começa com a celebração da Eucaristia prosseguindo com o acolhimento formal aos novos párocos no arciprestado. Segue-se uma reflexão sobre o que fazer depois da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Os presentes vão também proceder à programação do novo ano de pastoral. A reunião termina com o almoço de acolhimento, servido nas instalações do CESM.

Ao todo, no arciprestado de Barcelos, são 19 as comunidades paroquiais que terão novo pároco. No próximo sábado, dia 23, o P. Bruno entra nas paróquias de Fornelos às 16h30 e de Gilmonde às 18h30. No domingo, dia 24, o P. Bruno entra em Vila Seca às 15h e Cristelo às 17h.

Também no dia 24, o P. Paulo Sérgio das Neves Flores entra na paróquia de Barqueiros às 16h30. Ainda no dia 24, às 11:30, entram os párocos “in solidum” da paróquia de Santa Maria Maior (Matriz) de Barcelos, P. Manuel Rocha e P. Marco Paulo da Costa Alves Gil.

No dia um de outubro o P. Paulo Jorge Brás de Sá toma posse da paróquia de Barcelinhos, às 11h. Também no dia um, o P. Manuel da Graça Ferreira de Oliveira entra nas paróquias de Courel e Negreiros, em hora ainda a definir.

Para o dia oito, está prevista a tomada de posse do P. José Barbosa Granja das paróquias de Chavão às 9h e Grimancelos às 11h.

Ainda sem data definida estão as entradas do P. Pedro Lino em Fonte Coberta e S. Miguel da Carreira e do P. Miguel Reis Lorga Alves de Miranda na paróquia de Midões.

No passado fim de semana, o P. Vítor Hugo deu entrada nas paróquias de Campo, Roriz, Galegos Santa Maria e Galegos S. Martinho. No dia 27 de agosto, foi a vez do P. Walter Tenório Torres entrar na sua nova paróquia de Rio Covo Santa Eugénia.

Recorde-se que, no “movimento eclesiástico” publicado no passado mês de julho, 15 sacerdotes ligados ao arciprestado de Barcelos foram “movimentados”. O P. Paulo Sérgio Rodrigues da Silva rumou à paróquia de Aguçadoura, Póvoa de Varzim. O Mons. Abílio Fernando Alves Cardoso pediu dispensa para descanso sabático. Dois sacerdotes foram reformados. Dois sacerdotes (P. Bruno e P. Vítor Hugo) chegam de novo ao arciprestado. Os restantes sacerdotes já estavam e permanecem no arciprestado.