Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Comunicação SNEC - Educris | 28 Set 2023
“Abrir os horizontes para que cada um descubra os seus dons”, D. António Augusto Azevedo
Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECFD) apresenta a “Nota Pastoral” para a Semana Nacional da Educação Cristã, um texto que reaviva a proposta do Pacto Educativo Global
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

De 1 a 8 de outubro, a Igreja, através da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), promove a “Semana Nacional da Educação Cristã”.

Para a ocasião os bispos da referida Comissão escrevem uma “Nota Pastoral” sob o tema “O Pacto Educativo Global com Deus em prol da Humanidade”, onde recuperam a ideia do Papa Francisco que convoca a humanidade para uma nova aliança, e deixam os desafios para Portugal em início de ano Pastoral e Académico.

ParaD. António Augusto Azevedo,  presidente da CEECDF, é fundamental não deixar “esmorecer o impacto da JMJ Lisboa 2023” e desafiou “todos os protagonistas da educação” a voltar “à esperança”, para que cada criança, adolescente e jovem possa “crescer como pessoa aberta e preparada para contribuir para o bem da humanidade e da Casa Comum”.

“Esta é uma ‘Nota Pastoral’ que nos convida a olhar para o Pacto Educativo Global como um importante contributo para uma nova forma, um novo compromisso perante a educação, no qual estão englobados todos os protagonistas, sejam eles os pais, catequistas, professores, formadores e demais adultos”, afirmou.

Sob o tema “O Pacto Educativo Global com Deus em prol da Humanidade” a Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã, quer despertar a sociedade portuguesa para uma necessária “renovação de compromissos comuns” com vista a uma “educação aberta e inclusiva”.

“Este Pacto, proposto pelo Papa Francisco e renovado na JMJ Lisboa 2023, traz consigo um novo estilo que supõe maior atenção, escuta e compreensão” de modo a colocar em prática a fórmula de Francisco que “desafiou os jovens a não ser ‘administradores de medos, mas empreendedores de sonhos’”.

Considerando a “proposta ambiciosa e profética”, D. António Augusto Azevedo considera que Portugal precisa de um “renovado empenho para a educação e para a escola”.

“Depois destes anos onde o nosso sistema educativo, no âmbito publico e privado, passou por períodos turbulentos. O «Pacto Educativo Global» desperta-nos para a necessidade de um novo recomeço, pois a educação deve ser sinal de esperança e lugar onde todos se sintam envolvidos”.

“Todos estão carentes deste entusiamo e desta esperança. Só assim podemos abrir horizontes para que cada um cresça como Pessoa que descobre os seus dons e os coloca ao serviço”, desenvolve.

No início de novo ano pastoral e escolar o presidente da CEECDF convida os educadores cristãos a “sentirem-se envolvidos pelos desafios atuais”.

“Temos, desde logo na catequese, a grande tarefa de implementar o novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias». Trata-se de uma nova forma de estar e realizar a iniciação cristã e novo entendimento para a formação daqueles que serão os cristãos do amanhã. Por outro lado, não podemos deixar de dar alento aos jovens, que participaram na JMJ, para que cresça este dinamismo e sejam cristãos e cidadãos ativos. Isso passa, sobretudo pela escuta ativa e pela efetivação das suas propostas na vida da Igreja”.

Leia, em anexo, a Nota Pastoral «O Pacto Educativo Global com Deus em prol da Humanidade» escrita pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) para a Semana Nacional da Educação Cristã que decorre, em todo o país, de 1 a 8 de outubro de 2023.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190